Antes do grande avivamento pentecostal iniciado no começo deste século, dava-se bastante ênfase ao fruto do Espírito, enquanto que os dons eram ignorados. Para por fim a esse desequilíbrio, começou-se a dar ênfase aos dons e quase a ignorar o fruto do Espírito. Hoje, no entanto, a situação parece bem mais delicada, devido ao fato de estar sendo dada pouca ênfase tanto aos dons quanto ao fruto do Espírito.Evidentemente, esta posição coloca-nos em desacordo com a Bíblia Sagrada, devendo, portanto, levar-nos a uma tomada de posição quanto ao assunto.
1. Relação dos Dons e do Fruto do Espírito Santo
De acordo com o apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios 12.8-10 e Gaiatas 5.22, são os seguintes os dons e os aspectos do fruto do Espírito:
a) Os Dons do Espírito
• Palavra da sabedoria
• Palavra do conhecimento
Fé
Dons de Curar
Operação de milagres
Profecia
Discernimento de espíritos
Variedade de línguas
Interpretação de línguas.
b) O Fruto do Espírito
Caridade
Gozo
Paz
Longanimidade
Benignidade
Bondade
Fé
Mansidão
Temperança
O fato de os dons serem em número de nove e o fruto do Espírito ser nônuplo em seus aspectos, parece não passar duma mera coincidência, porém, não é assim. Levando em consideração que o Espírito Santo foi o divino inspirador de toda a Bíblia, temos de considerar também o interesse divino em nos comunicar um grande e necessário ensino através dessa aparente coincidência.
2. Distinção Entre Dons e Fruto do Espírito
Não obstante os dons e o fruto procederem do mesmo Espírito, dons e fruto são diferentes entre si. Por exemplo:
Os dons são dados, recebidos, enquanto o fruto é gerado em nós.
Os dons vêm após o batismo com o Espírito Santo, enquanto o fruto começa com a obra do Espírito, a partir da regeneração.
Os dons vêm de fora, do Alto, enquanto o fruto vem do interior.
Os dons vêm completos, perfeitos, enquanto o fruto requer tempo para crescer e desenvolver-se.
Os dons são dotações de poder de Deus, enquanto que o fruto é uma expressão do caráter de Cristo.
Os dons revelam concessão de poder e graça especial, enquanto o fruto se relaciona com o caráter do portador.
Os dons são a operação soberana do Espírito Santo, enquanto o fruto (também do Espírito) nos vem mediante Jesus Cristo.
Os dons são distintos, enquanto o fruto, sendo nônuplo, é indivisível.
Os dons conferem poder, enquanto que o fruto confere autoridade.
Os dons comunicam espiritualidade, enquanto o fruto comunica irrepreensão.
Os dons identificam-se com o que fazemos, enquanto o fruto identifica-se com o que somos.
Os dons podem ser imitados, enquanto que o fruto jamais o será.
3. Definição do Fruto do Espírito
Numa análise do fruto do Espírito, apontando o amor como o aspecto exaltado do mesmo fruto, escreve o Dr. Boyd:
"Gozo é o amor obedecendo.
Paz é o amor repousando.
Longanimidade é o amor sofrendo.
Benignidade è o amor mostrando compaixão.
Bondade é o amor agindo.
Fé é o amor confiando.
Mansidão é o amor suportando.
Temperança é o amor controlando".
4. Equilíbrio Entre Dons e Fruto do Espírito
A orientação divina dada a Moisés quanto ao adorno das vestes sacerdotais no Antigo Testamento, dá-nos uma vista adequada da harmonia que deve existir entre os dons e o fruto do Espírito."E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das bordas; e campainhas de ouro do meio delas ao redor. Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto, ao redor; e estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido quando entrar no santuário diante do Senhor" (Ex 28.33-35). Não foi orientação divina sequenciar uma campainha doutra campainha. Também não diz: "Uma romã, outra romã e mais outra romã", mas afirma: "Uma campainha de ouro, e uma romã; outra campainha de ouro, e outra romã", e assim por diante.Aplicado este princípio divino ao equilíbrio que deve existir entre dons e fruto do Espírito, o ideal é: um dom, o fruto; outro dom, o fruto; outro dom ainda, o fruto e assim sucessivamente (A Doutrina Pentecostal Hoje – CPAD – todas as páginas correspondentes aos Dons do Espírito).
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