A
origem divina da Igreja é patenteada pela sua origem histórica, bem
como pela sua expansão e confirmação. Não é possível se pensar
na Igreja separadamente de Cristo, nem se pensar em Cristo
separadamente da Igreja. Apesar disto a teologia vaticano - romanista
atribuição apóstolo Pedro, méritos de pedra fundamental sobre a
qual a Igreja de Cristo está edificada. Buscando achar fundamentos
escriturísticos para tão absurdo ensino, os teólogos católicos -
romanos, apelam para as seguintes palavras do Salvador: "E Simão
Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E
Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão
Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai que
esta nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre
esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do remo dos céus;
e tudo o que ligares. na terra será ligado no céu, e tudo o que
desligares na terra será desligado nos céus" (Mt 16.16-19).
Dessa passagem, a Igreja Romana deriva o seguinte raciocínio de
interpretação:
-
Pedro
é a rocha sobre a qual a Igreja estar edificada.
-
A Pedro foi dado o poder das chaves, portanto, só ele e seus
sucessores (os papas) poderão abrir a porta do reino dos céus.
-
Pedro tornou-se o primeiro bispo de Roma.
-
toda autoridade eclesiástica foi conferida a Pedro, até nossos
dias, através da linhagem de bispos e de papas, todos vigários de
Cristo.
1.
Cristo – a Pedro
A
“pedra” constante de Mateus 16.18 nada mais é do que a confissão
de Pedro: em Cristo está a verdade fundamental da Igreja! “porque
ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o
qual é Jesus Cristo” (1 Co 3.11). Em vários textos da Bíblia
encontramos alusões a Cristo, como sendo Ele a “Pedra”. Parar
Daniel, no Antigo Testamento, Cristo é a pedra que do alto será
lançada, e que destruirá a estatua do misterioso sonho de
Nabucodonosor (Dn 2.34,35). A pedra aqui fala de Cristo na sua
segunda vinda, destruindo o poder gentílico mundial. Para Pedro,
Cristo era a pedra que os lideres espirituais de Israel rejeitaram e
mataram (At 4.11). Que Cristo é a pedra, já era prefigurado no
Antigo Testamento (1 Co 10.4). Dos oitenta e quatro chamados Pais da
Igreja primitiva, só dezesseis criam que o Senhor se referiu a
Pedro, quando disse "essa pedra". Os demais, uns diziam que
a expressão se referia a Cristo mesmo, outros à confissão que
Pedro acabara de fazer, ou, ainda, a todos os apóstolos. Só a
partir do IV Século começou-se a falar a respeito da possibilidade
de Pedro ser a pedra fundamental da Igreja, e esta discussão estava
intimamente relacionada com a pretensão exclusivista do bispo de
Roma.
2.
Pedro - Uma Pedra
A
interpretação da Igreja Romana segundo a qual Cristo estabeleceu a
sua Igreja sobre a pessoa do apóstolo Pedro é insustentável e não
suporta a prova da teologia bíblica. Não consta em parte alguma das
Escrituras, nem mesmo na história do cristianismo, que Pedro tenha
assumido essa posição de destaque que o romanismo lhe atribui.
Evidentemente, Pedro teve algumas oportunidades de ações relevantes
junto aos demais apóstolos. Foi, porém, uma posição temporária
ou transitória. Com excessão do que lemos em Gálatas 1.18, não
encontramos nenhuma outra referência a Pedro no restante do Novo
Testamento, nem sobre um possível episcopado sobre os demais
apóstolos e comunidades cristãs da sua época. É bom lembrar que
Pedro foi enviado como missionário aos samaritanos e gentios
vizinhos a Jerusalém, sob a orientação de Tiago, quando esse e não
Pedro, era o pastor e líder da Igreja em Jerusalém.Pedro foi uma
pedra, mas não a pedra firme e inabalável sobre a qual foi fundada
"a universal assembléia e igreja dos primogênitos que estão
escritos nos céus (Hb 12.23), e sim uma pedra como são os demais
salvos e remidos pelo sangue de Jesus (1 Pd 2.4).
3.
Petra e Petros
O
substantivo grego PETRA designa, no grego, "uma rocha grande e
firme". Já o substantivo masculino PETROS é aplicado
geralmente para designar blocos de pedra, móveis e isolados, bem
como a pedras pequenas, tais como a pederneira, ou pedra de
arremesso.
Pedro
é PETROS - parte da rocha, não PETRA - rocha grande e firme.
Cristo
é PETRA - rocha grande e firme.
Pedro
foi uma pedra forte e firme, mas em união com Cristo e nunca
desligado dele. Por exemplo: lemos no Evangelho que Pedro andou sobre
o mar encapelado, mas só enquanto tinha os olhos fixos em Jesus,
pois quando começou a olhar para as ondas do mar, começou a
afundar. Era uma pedra que ia se afundando. Como uma Igreja sobre a
qual as portas do Inferno não poderiam prevalecer, iria ser
edificada sobre o homem Pedro? Ler mais...
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