Para
compreendermos a origem da Igreja, mister se faz estudá-Ia
levando-se em consideração fatores proféticos e históricos.
1.
Considerada Profeticamente
Israel
é descrito na Bíblia como uma igreja no sentido de ser uma nação
chamada dentre outras nações para ser um povo formado de servos de
Deus. Israel, pois, era a congregação ou a igreja de Jeová no
Antigo Testamento. Depois da igreja judaica o ter rejeitado, Cristo
predisse a fundação duma nova congregação ou igreja, uma
instituição divina que continuaria sua obra na terra (Mt 16.18).
Essa é a Igreja de Cristo, que começou a existir visivelmente a
partir do dia de Pentecoste, conforme o capítulo 2 do livro de Atos
dos Apóstolos. Paulo fala da manifestação mística da Igreja,
usando os seguintes termos: "A mim, o mínimo de todos os
santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por
meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, e
demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde
os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou: para que agora,
pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos
principados e potestades nos léus, segundo o eterno propósito que
fez em Cristo Jesus nosso Senhor" (Ef 3.8-11).Portanto, no plano
de Deus, a Igreja já existia muito antes que qualquer outra coisa
viesse à existência, isso com base no sangue do Cordeiro que foi
morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Deus, segundo o seu
soberano propósito, permitiu que as eras se fossem escoando até que
achou por bem tornar a Igreja manifesta e conhecida.
2.
Considerada Historicamente
A
Igreja de Cristo veio à existência, como tal, no dia de Pentecoste,
quando do derramamento do Espírito Santo. Assim como o Tabernáculo
foi construído e depois consagrado pela descida da glória divina
(Ex 40.34), de igual modo os primeiros membros da Igreja f?ram
consagrados no Cenáculo e consagrados como Igreja pela descida do
Espírito Santo sobre eles e dentro deles. É muito provável que os
cristãos primitivos vissem nesse evento o retorno da glória
manifesta no Tabernáculo e no Templo, glória essa que há muito
tempo havia se afastado, e cuja ausência era lamentada pelos rabinos
judaicos mais piedosos (Conhecendo as Doutrinas da Bíblia –
Editora Vida - Pág. 217). Davi juntou os materiais para a construção
do Templo, mas a construção foi feita por seu sucessor, Salomão.
Da mesma maneira, Jesus, durante o seu ministério terreno, havia
juntado os materiais com os quais haveria de dar forma à sua Igreja,
por assim dizer, mas o edifício foi erigido pelo seu sucessor, o
Espírito Santo. Realmente: essa obra foi feita pelo Espírito Santo,
operando através dos apóstolos, que lançaram os fundamentos e
edificaram a Igreja por sua pregação, ensino e organização. Por
isso a Igreja é descrita como sendo adificada sobre o fundamento dos
apóstolos (Ef 2.20). Ler mais...
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