Os
dicionários mais comuns dão dois significados ao termo ekklesia: 1°
"Ajuntamento popular", e 2° "Igreja". O
primeiro significado é chamado profano, e o segundo "bíblico",
"eclesiástico". Os dicionários do Novo Testamento seguem
a mesma divisão subdividindo mais uma vez o significado do termo no
Novo Testamento: 1° Igreja, como comunidade universal. 2°
Congregação, como comunidade local ou particular, bem como
comunidade doméstica (A Igreja do Novo Testamento – Aste –
Pág.15). Noutras palavras, "ekklesia”, traduzida por "igreja"
se deriva de ekkaleo, verbo que significa "chamar à parte";
por isto denota uma assembléia citada ou chamada à parte, um corpo
escolhido e separado duma grande massa de gente. O uso do termo pode
ser investigado levando-se o seguinte em consideração:
1.
O Uso Clássico
O
uso clássico do termo "ekklesia" designa uma assembléia
de cidadãos, convocados por um arauto; uma espécie de assembléia
legislativa. Cremer diz que é o termo comum para designar uma
reunião dos eklectoi, reunidos para discutir os assuntos pertinentes
à política de um estado livre e soberano. Portanto, ekklesia era a
assembléia legal, em uma cidade grega, formada de todos os que
possuíam o direito de cidadania para tratar dos assuntos públicos.
Eram pessoas literalmente chamadas para fora da grande massa de povo
que compunha o grosso da sociedade, - uma porção escolhida do povo,
não o populacho, tampouco os estrangeiros, não aqueles que haviam
perdido os direitos civis. Tanto a palavra "chamar" como a
palavra "aparte" possuem significado que não deve ser
desprezado quando ambas tiverem de ser estudadas no contexto da
Igreja Cristã. Neste caso o termo ekklesia não denota, exceto em
uso excepcional e figurado, uma assembléia mista e não-oficial.
2.
Seu Uso na Septuaginta
Na
versão grega do Antigo Testamento chamada Septuaginta, o termo
ekklesia é a tradução usual do termo hebraico kahal, que denota a
multidão inteira de qualquer povo, unido pelos vínculos de uma
sociedade, e constituindo uma república ou estado. Em sua
significação ordinária, o termo pode ser definido como uma
assembléia ou convocação do povo de Israel. Assim disse Moisés:
"Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação
['ekklesia'] do Senhor" (Dt 23.3; Ne 13.1). Assim também disse
Davi: “O meu louvor virá de ti na grande congregação
[‘ekklesia’]; pagarei os meus votos perante os que o temem” (Sl
22.25). Neste caso a ekklesia de Israel se compunha exclusivamente
pelos israelitas feitos idôneos para cumprirem com os deveres de
povo do Senhor, e para participarem do culto em seu santuário.
Excluía-se, portanto os incircuncisos, os imundos e os demais povos.
A mesma restrição é evidente no uso do termo ekklesia no Novo
Testamento quando se refere ao antigo Israel como a “igreja do
Senhor” (At 7.38; Hb 2.12).
3.
O Uso Cristão
O
termo "ekklesia" aparece no Novo Testamento cerca de cento
e quinze vezes. Destas, três se referem à congregação hebraica do
Senhor (At 7.38; Hb 2.12); três outras vezes se referem à
assembleia grega (At 19.32,39,41); e cento e dez à Igreja
cristã.Como aparece no Novo Testamento, o, termo tem dupla
designação: 1° Designa uma assembleia específica e local de
crentes, organizados para manutenção do culto, doutrinas ordenanças
e disciplina do evangelho, e unidos sob um concerto especial com
Cristo e entre si; como "a igreja em Jerusalém", "as
igrejas da Galácia". A palavra se encontra usada neste sentido
local em noventa e dois casos. 2° Denota a totalidade do corpo dos
escolhidos nos céus e na terra - todos quantos foram alcançados
pelo concerto da graçade Deus que os faz membros do reino eterno de
Cristo.A doutrina evangélica ensina que a Igreja pode existir
independentemente de ter ou não uma forma vista pelos homens, pois
ela é tanto visível (militante), como invisível (triunfante). A
Igreja Invisível se compõe de todos os que estão unidos a Cristo.
Não é uma organização externa, mas um organismo eterno. Os seus
membros são conhecidos por Deus, ainda que não seja possível serem
conhecidos, totalmente pela vista humana. Muitos deles estão no Céu,
ou ainda estão por nascer. A Igreja Visível compõe-se de todos os
que professam estarem unidos a Cristo; aqueles que têm os seus nomes
arrolados nos livros de registro das suas respectivas congregações.
Não é sem certo constrangimento que afirmamos que muitas vezes pode
ocorrer da pessoa ter seu nome arrolado entre os membros da Igreja
visível sem, contudo tê-lo escrito no Livro da Vida do Cordeiro. Ler mais...
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