Header Ads Widget

Quem foram os Refains?

Os Refains eram um povo gigante (Js 12.4; 1 Cr 11.15; 14.9; 20.4), que habitavam na Palestina. Eles são mencionados junto com os Zuzins e os Emins durante uma guerra contra Quedorlaomer (Gn 14.5; 15.20). Os refains ocupavam uma enorme parte da Palestina, na época que Josué chegou lá para conquistá-la. Naquela época, eles habitavam as margens tanto leste como oeste do Rio Jordão (Dt 2:11,20-21).

Um de seus reis muito conhecido, é Ogue, o rei de Basã, um dos remanescentes que pertencia aos refains. Ele era um homem extraordinariamente grande, este termo que torna bem conhecido, são as dimensões de seu leito feito de ferro (Dt 3:11). Esta é uma das muitas informações que temos nas Sagradas Escrituras, que provam a enorme estatura do povo refains, tende a confirmar como homens mais altos dos outros povos de Canaã.

Para alguns comentaristas, eles foram quem erigiram os dólmens na Palestina, que são construções monumentais de lajes colossais de rocha. Estes monumentos megalíticos construídos em conjuntos nos formatos tumulares coletivos por humanos, são datados do fim do V e III milênio a.C. Eles também são conhecidos pelo nomes de antas, orcas, arcas ou palas. Popularmente, eles são designados pelo nome de casas de mouros, ou fornos de mouros ou pias.

O profeta Samuel cita em seu segundo livro, que os refains habitavam um vale na região montanhosa de Jerusalém, ficando mais na direção de Belém (2 Sm 23.13,14).

O já o escritor Flávio Josefo, no seu livro, página 4.1; que o vale foi identificado em sua época pelo de nome de (Baqa). Quando olhamos para a descrição feita por Josué sobre os refains, ele diz que este povo habitavam também entre o ocidente e o norte da fronteira do vale dos filhos de Hinom (Js 15:8; 18:16). Foi nesta região, que Davi teve duas vitórias marcantes contra os filisteus, ao invadirem as regiões montanhas, com o objetivo de cortar a comunicação entre Jerusalém e Hebrom (2 Sm 5.18-22; 1 Cr 14.9; 2 Sm 23.13,14; 1 Cr 11.15). Fonte: Tifsa Brasil

Postar um comentário

0 Comentários