Header Ads Widget

Quem foi a pessoa de Acã

Era um soldado horeu e companheiro de Josué que nasceu durante a jornada de Israel no deserto. Seu nome é uma uma variação de Acar que se encontra registrado em 1 Crônicas 2.7; e encontrado também em certos manuscritos da LXX e dos siríacos. Acã ou Acar era um soldado da Judá que se apropriou secretamente de alguns dos despojos da guerra, quando Jericó foi derrotada pela tropa de Josué (Js 7.1-26; 22.20). O Senhor revelou a Josué o pecado dele depois da derrota de Israel contra Ai, da qual a causa desse derrota foi a presença do pecado no acampamento dos israelitas. O pecado que estava oculto foi descoberto quando foi lançando sortes com Urim e Tumim, e ele foi tido transgressor. Acâ confessou ter cobiçado e escondido em sua tenda vestuário, prata e ouro, objetos estes que estavam proibidos ao uso pessoal, mas destinados a serem “consagrados ao Senhor depois da destruição” de Jericó (Js 6.17-19; 1 Samuel 15.33).

Acâ e toda a sua família sofreram um duro golpe, pois todos foram apedrejados até à morte, e enterrados juntamente com todos seus bens no vale de Acor que ficava ao sul de Jericó. A palavra Acâ, passou ter um significado triste para os judeus à época, que repercute até aos dias de hoje, que significa o perturbador ou perturbação.

O mesmo ato praticado por Acã na época, acarretava o castigo e a restituição dos objetos e o valor equivalente a eles (Ex 22.4,7), mesmo que fosse em situação de paz. Já o caso de Acã foi mais grave, porque ele violou a lei das coisas consagradas que eram separadas apenas para uso especial. Ele teve a infelicidade colocá-las tais objetos debaixo da sua bagagem que prejudicou a ele toda sua família (Js 7.11). No local onde Acã foi apedrejado até à morte (1 Cr 2.7) junto com sua família (Js 7.24,26), e onde foram enterrados, ficou conhecido pelo nome de: o Vale de ACOR que está situado a oeste de Jericó e na fronteira norte de Judá (Js 15.7).


Postar um comentário

0 Comentários