Essa expressão aparece em Mateus 24.15 e em Marcos 13.14, Mateus afirma que é aquela “de que falou o profeta Daniel”. A frase grega de Daniel 9,27 é citada quase exa ta mente como na Septuaginta (assim como na tradução grega de Theodotion que substituiu a LXX nos primeiros séculos do cristianismo). Expressões semelhantes são encontradas em Daniel capítulos 8.13 (“transgressão assoladora”) Daniel 9.27, que diz: (“sobre a asa das abominações virá o assolador”), Daniel 11.31 (“estabelecendo a abominação desoladora”) das quais, como dissemos, o trecho de Daniel 9,27 que consta na LXX foi citada no Novo Testamento.
Ato pelo qual um ídolo pagão era introduzido nos limites do Templo sagrado de Jerusalém, foi obviamente denunciado pelo Senhor Jesus. Intérpretes liberais do livro de Daniel afirmam que todas as suas três passagens referem-se a um ato de Antíoco Epifânio, rei pagão da Síria, que profanou o Templo em 165 a.C.
Se esta interpretação estiver correta, então Jesus estava equivocado (o que seria absolutamente impossível), ou nunca disse realmente o que foi atribuído a Ele em Mateus 24.15 e Marcos 13,14, Certos estudiosos conservadores acreditam que a profecia tenha sido cumprida em acontecimentos do primeiro século d.C., associados à destruição de Jerusalém. Já outros afirmam, que a expansão da profecia por parte de Paulo em 2 Tessalonicenses 2 (como muitos acreditam) exige que haja alguma referência aqui a um anticristo final, que faria a sua aparição no final da presente era.
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