ABISMO - 1 (Literalmente “sem fundo”). Essa palavra aparece apenas nove vezes no Novo Testamento, e é traduzida sete vezes como o “poço do abismo” em (Ap 9.1,2,11; 11.7; 17,8; 20.1,3). Em outras duas outras ocorrências, o termo é traduzido como “abismo” (Lc 8.31; Rm 10,7). Sua utilização no Novo Testamento teve origem aparentemente na Septuaginta (LXX). Nesta, ela geralmente corresponde à tradução de te hom, começando em Gênesis 1.2. Em cada caso, a principal referência é apenas à profundidade dos oceanos (por exemplo, Salmos 77.16), Muitos intérpretes, supõem que os hebreus adotaram a cosmologia pagã do antigo Oriente, tomando toda a sorte de referências à mitologia do mundo antigo.
Mas somente podemos dar como certo o seguinte; que sendo a linguagem e o aspecto do Antigo Testamento como fatos fenomenais. Isto é, que empregam a linguagem comum da aparência, para se referir as profundezas dos oceanos, como é citada várias poeticamente como o oposto da abóbada celeste que está acima de nós. Paulo emprega uma linguagem semelhante e usa a palavra abismo em Romanos 10,6,7. Adotada, então, como um remoto oposto ao céu (a morada de Deus), essa palavra é empregada para nomear a residência atual dos espíritos malignos. Esse é o melhor entendimento de Romanos 10.7 (Jesus não enviou demônios para morar em um lago, Lucas 8.31). e de todos os seus outros usos no Novo Testamento, a não ser em Romanos 10.6,7 onde a palavra simplesmente indica a mais longínqua posição possível abaixo da terra. Estudos feitos com essa palavra na LXX, nos clássicos e no Novo Testamento não fornecem qualquer informação sobre a geografia do mundo inferior.
ABISMO - 2 Uma tradução do termo gr, chasma, em Lucas 16.26; uma fenda profunda que separa dois lugares, O Senhor Jesus Cristo afirma com a sua autoridade que um vasto abismo foi fixado por decreto irrevogável entre o paraíso (“o seio de Abraão”) e o hades, a fim de que as pessoas, na próxima vida, não possam atravessá-lo (cf. Hb 9.27). O gr. chasma pode ser encontrado em outras descrições do juízo final.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião dos administradores do blog Tifsa Brasil.
Se o seu comentário estiver de acordo com nossas diretrizes de postagem, ele aparecerá online após nossa revisão.