Header Ads Widget

Decência e Ordem Doutrinária na Oração

Introdução
A alegria e a tristeza são sentimentos inevitáveis na vida do homem. A tristeza e a alegria, são dois tipos de reações sentimentais que fluem diretamente do interior humano como resultado daquilo que ele está passando interiormente ou exteriormente. Eles fazem parte da vida corriqueira do homem, e são inseparáveis da vida do homem. A oração associada à unção do óleo consagrado é uma ordem apostólica, que sempre surtiu efeitos e resultados positivos na vida de quem tem fé na oração da fé. Sua prática não pode ser negligenciada pelos obreiros que detém a autoridade de orar com imposição de mãos.

Resumo

Capítulo 1 Banalização dos irmãos que estavam passando por tristeza, sofrimentos, perseguição e dor na igreja primitiva

Capítulo 2 A igreja passava por desordem no que tange as ordens administrativas da unção e das orações no seio da igreja

Tema: Os cinco efeitos da oração da fé

O Apóstolo Tiago em seu livro fala de duas situações distintas que passava a igreja primitiva. Quanto ao sentimento, ele faz duas recomendações que envolvem os dois sentimentos humanos dentro do contexto da oração. Alegria e tristeza. Suas recomendações quanto à tristeza e à alegria, é que: quem estiver triste ore. E quem estiver alegre cante louvores. A recomendação do Apóstolo Tiago teve suas motivações. E quanto a administração da unção nos enfermos, ele recomenda que o povo procurassem as pessoas credenciadas pelo ministério para fazer a unção nos enfermos; no caso o presbitério.

Capítulo 1 Banalização dos irmãos que estavam passando por tristeza, sofrimentos, perseguição e dor na igreja primitiva

Primeiro porque tudo indica que existiam alguns cristãos dentro da igreja primitiva, que, por falta de ensino e orientação teológica; estavam fazendo alguém dentre a igreja sofrer ainda mais, porque estavam passando por momentos de provas e sofrimentos.

Esses irmãos mais fervorosos e espirituais não admitiam que alguns irmãos passassem por sofrimento, provas, ou adoecesse, ou que tivessem perdas inesperadas, ter fragilidades, ou até cometessem algum deslize na vida. Ora, sabemos que o homem é associáveis aos mais momentos reversos na vida. E as suas reações às dificuldades que enfrenta, é por meio de dois sentimentos. Seja por alegria ou na tristeza. Assim como a alegria faz parte dos momentos sentimentais do homem, a tristeza também o faz. É por isso que não podemos banalizar a tristeza na vida das pessoas. Pois até Jesus (Deus-homem) provou esses dois lados sentimentais ao mesmo tempo. Ele teve seus momentos de alegria mais também sentiu tristeza (Mt 26:36-38), quando passou os momentos de angustia, perseguição, calunias, tentações, dor, maus tratos, rejeição, zombarias, etc. É por isso que a Bíblia diz, que Ele sofreu com nós (Hb 2:14-17), para poder entender; exatamente o que se passa no interior humano.

Nós que como obreiros e conhecedores das Sagradas Escrituras, não devemos em nossos ensinos e sermões banalizar a tristeza dos outros, simplesmente porque vivemos nossos melhores momentos de alegria. O pregador, e aquele que aplica o ensino bíblico, devem lembrar, que no meio da igreja sempre tem alguém dentre nossos irmãos que estão passando por um tipo de sentimento. Para maior tristeza de quem está passando angustia, perseguição calunia tentações, dor, maus tratos, rejeição, zombarias, já vi pregador se expressando vergonhosamente dizendo que crente ou o cristão só presta alegre. E ainda acrescenta crente triste é uma tristeza. Este tipo de chavão não tem aval e apoio da Santa Palavra de Deus.

Tal obreiro só vai entender quando aprender o verdadeiro sentido sentimental humano. Ou então quando ele passar tribulações que lhe dê um bom ensino pra ele aprender respeitas os sentimentos alheio. Eu pergunto aos leitores, e quem já não passou um só momento de tristeza na vida? Quem já não teve alguma perda financeira, perda da saúde, perda de um membro da família, e quem é que pode se disser que é alegre nestes momentos de perdas? 
Então se você é um algoz ou que banaliza a tristeza, a partir de agora não faça mais isso. Pois é falta de respeito aos sentimentos ao alheio. Pois quem sabe que um dia você poderá passar também por este bocado amargoso que ninguém gosta de passar.

Capítulo 2 desordem no que tange as ordens administrativas da unção e das orações no ceio da igreja

A igreja de Cristão sempre precisou de uma liderança forte e corajosa para manter as normas e a ordem dos trabalhos do reino de Deus na terra de forma correta que atenda a soberana vontade de Deus e obedeçam as ordens apostólicas, para seu funcionamento; e não seja prejudicado no futuro com a onda do surgimento dos falsos ensinos, das más tradições e dos maus costumes.

A santidade e a posição do cristão não lhe credenciam fazer o trabalho de unção dos enfermos
E em segundo lugar a igreja primitiva estava passando por uma desordem no que tange as ordens administrativas da unção e das orações no seio da igreja. E por isso o Apóstolo Tiago foi motivado a escrever, fazendo sérias advertências para reprimir esses abusos no meio os obreiros e dos evangélicos em geral. O ensino do apóstolo Tiago, ainda hoje serve como advertência e repreensão aos que não cumpre ou desrespeitam as ordens apostólicas dentro da igreja. Se existia esse tipo de abuso na igreja primitiva não é nada comparado com tantos abusos que está acontecendo no seio do cristianismo hoje, por falta de homens corajosos que se candidate como apologista; ou seja, que tenha a coragem de defender a fé teologal como diz as Escrituras. Hoje não vamos longe pra ver que em algumas igrejas a desordem anda a soltas. Muitas instituições religiosas, que se dizem pentecostais, não conservando os princípios da palavra de Deus, no que se refere à santa unção com óleo.

Pois permitem que muitas pessoas sem nenhum preparo espiritual, e sem instrução bíblia, e sem consagração eclesiástica ou apostólica; andarem por ai com um vidro de óleo ungindo tudo quanto é de pessoas, paredes, mesas, cadeiras, e até animais e tudo mais que vier a frente. 
A pessoa credenciada para fazer este tipo de trabalho de unção aos doentes, ela precisa ser um presbítero, evangelista pastor ou Missionário. Mais nenhuma outra pessoa, está credenciada pelos Apóstolos para fazer a unção dos enfermos. Por mais que ela assuma um cargo de confiança na igreja, ela não tem autoridade e poder para andar por ai com óleo santo ungindo os doentes pelo mundo afora, simplesmente porque goza de posição ou se sente competente e santo. O que não tem nada ver com a outra. A sua posição e sua santidade, não lhe credencia você andar por ai fazer o trabalho de unção, e sim lhe credencia ir para o céu. Mais não lhe credencia fazer unção de doentes. Seja humilde, e obedeçam as normas bíblicas e apostólicas, para que você não seja considerada uma pessoa neófito, inexperiente e orgulhosa. Tenha calma porque se você tiver que gozar deste privilegio seu dia chegará.

A oração trás efeitos e resultados benéficos aos que creem na oração da fé

É pela oração, que o cristão se direciona a Deus confiando de que sua oração pode ser respondia. A oração traz bons resultados e efeitos positivos quando ela corresponda ou se encaixa nos quesitos da necessidade material ou espiritual do cristão. Ela é o único meio de comunicação que o cristão dispõe para revelar a Deus o que está sentindo ou o que quer receber de seu dEle. Devemos especificar o que sentimos e o que queremos de Deus. Não é simplesmente orar por orar. Seja claro e específico nos seus pedidos feitos a Deus pela oração.

Observação: Por meio da oração podemos da oração podemos abençoar ao nosso semelhante, para que ele também seja alcançado por nossas petições. Os seus efeitos e resultados das orações do justo são os seguintes:

Nos aproximamos mais de Deus. É pela oração que temos uma maior aproximação de nosso Senhor Jesus. E é Ele quem está como nosso mediador e intercessor, que está assentado à direita de Deus e mais ninguém (Hb 7:25)
Com ela achamos graça diante de Deus. E é no clamor de nossas orações que pedimos a Deus, sua graça, e misericórdia. E Ele por sua vez nos ajudará, nos momentos de tristezas, angustias, e suprirá as nossas necessidades. E nos socorrerá na hora de estamos que estamos enfrentando lutas e dificuldades. Por certo Ele nos ouvirá do céu (Hb 4:16), e responderá nossas orações que fizemos, em nome de Jesus seu filho amado.
Agirá em nosso favor quando o invocamos. Segundo a apóstolo Pedro, a oração é o único meio de entregarmos nossas ansiedades aos pés de Jesus é pela oração (I Pe 5:7 Sl 37:5-6), e salmista confirma que o mais Ele fará.

A oração nos capacitará e nos fortalecerá. É pela oração que possamos vencer os dois temperiés dos nossos sentimentos humanos. Isto é, ele nos dará forças para veremos nos momentos de tristeza e nos dará temperamento nos horas de regozijos e folguedos da vitória (Tg 5:13).
Sentiremos seu poder pela oração. É pela oração que podemos ver o poder de Deus se manifestar em nós, pela oração da fé, que Deus em Cristo nos transmite:
(A) Salvação: (Tiago 5:15) – e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

(B) Perdão: (Tiago 5:15) – e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
O perdão de Deus em nossas vidas tem como objetivo afastar as audaciosas pretensões do inimigo a nosso respeito. E envergonhá-lo mostrando Deus que é bom e misericordioso para conosco (2 2:10 Zc 3:4 Is 6:7) O perdão que concedemos aos nossos irmãos em Cristo afastam todas as possíveis pretensões do diabo a nosso respeito. (I Co 2:8-10 V, 8) – Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. V, 9 – E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em V, 10 – E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; V, 11 Porque não ignoramos os seus ardis.

C) Cura física e espiritual: Tiago 5: 16 – Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito em seus efeitos. Sei que confessar nossas faltas, fragilidades, erros, ou nosso ponto fraco etc; é muito complicado. Pelo fato, que não é a qualquer pessoa, que devemos contar seus problemas.
Mais ainda existem muitas pessoas de bem e de confiança, a quem podemos depositar nossa confiança em uma determinada confissão de algum erro cometido.
Tais pessoas de confiança estão prontas a para nos ajudar, nos momentos de fragilidades. Mais tenha muito cuidado a quem você vai confessar suas fragilidades pra alguém, sem saber de quem se trata.

Se você desconfiar de alguém que não merece sua confiança, em uma confissão de algum erro que você cometeu: não confesse. 
Porque em vez de ele tentar te ajuda, faz acrescentar ainda mais a dor e as angustias de teus sentimentos.

Não conte se ele não merece sua confiança, e nem tem competência ou estrutura espiritual suficiente: para lhe ajudar na solução de seu problema.
A recomendação que damos você, é que procure uma pessoa a quem você possa sabe que ele pode ajudar. Porque alguém em vez de te ajudar a sair da cova, essa pessoa vai é terminar de ferrar ou destruir sua vida espiritual. Tenha cuidado no que vai fazer neste sentido.

(D) Vida eterna: I Jo 5:15 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. V, 16 – Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.

(E) Levanta: A oração com seus mais variados efeitos nos levantará, e nos dá estimulo para voltar a viver uma vida de alegria. Tiago 5:15 – E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

(F) Vai além do impossível: E por ultimo pelo poder da oração, Deus intervirá e influenciar até no sistema solar, só para ouvir a oração do justo. Quando achamos que na vida está perdido, e solução dos problemas não tem mais jeito ou saída, Deus dará seu jeito em nosso favor. Quando olhamos pra todos os lados e não temos pra quem apelarmos, então oramos ao Senhor nosso Deus, e Ele por sua vez nos houve e nos atende, e dará uma saída aos problemas que pareciam insolúveis aos nossos olhos. Dizia o Apóstolo Tiago: (Tiago 5:17) – Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. V, 18 E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

A oração em seus efeitos é como o sal. Quebra o gelo
O sal e sua definição: O sal cientificamente é uma substância que se forma na interação entre um ácido e uma base. Ele vem na formula [NACl]. Como já se sabe que existem vários tipos de sais. Porém quero destacar aqui, e falar sobre o sal de cozinha como alimento que é o sal de quem falou Jesus o chamado “cloreto de sódio” cristalino, branco usado como tempero que dá sabor a um bom paladar no alimento humano.
O sal como uma substancia química tem reações e poder de quebrar o gelo
Temos conhecimento de que em países de climas e regiões frias, quando o gelo se petrifica nas estradas e nas ruas, as autoridades colocam sal para que o gelo seja derretido o mais o rápido possível, e as estradas passam ser obstruídas com urgência. Assim é também a oração para a vida do cristão. Quando a frieza começa tomar conta só o poder da oração para quebrar o gelo que está nos esfriando e petrificando nosso coração, e nossa jornada na estrada da vida espiritual.

A oração é tal qual o sol que quebra e derrete o gelo
Aconteceu que certa raposa estando a caçar, chegou em uma região montanhosas e gelada, passou toda noite em sua engenhosa caçada. E já cansada, tendo que viajar pela madrugada, imaginou consigo mesma, estou muita cansada. Vou descansar um pouco enquanto a aurora chega. E quando o dia clarear um pouco, então viajarei. E encostou-se no sopé de um monte recoberto de gelo para esperar o tão sonhado clarear da aurora para voltar pra casa. E enquanto ela esperava foi tomada por um leve dormitar. Mais não sabia que enquanto ela dormia seu rabo se congelava, e findou pregando ao gelo. E por fim, o dia findou amanhecendo. E quando ela acordou percebeu que seu rabo estava grudado na montanha gelada. E agora a coitada da raposa com rabo preso no gelo, não teve outra escolha senão esperar que o sol lhe aquecesse para se sentir liberta e voltar pra casa, visto que não podia puxar seu rabo, pois só quem saia perdendo e sendo prejudicada seria ela.

E assim a raposa com o rabo preso ao gelo, não pode viajar: enquanto o sol não derretesse o gelo de seu rabo. Se a raposa pela sua sabedoria intuitiva, pelo menos sonhasse ou soubesse do perigo que estava passando, ou do que poderia acontecer, de ficar com seu rabo preso; ela jamais teria parado no sopé daquela montanha gelada, e evitaria que fosse tomada pelo cansaço e pelo surpreendente sono. Ela embora cansada, teria feito mais um esforço até chegar em seu abrigo (covil), onde podia confiar que estava protegida e segura da ação do tempo invernoso e do frio.
Assim como o Sol era que a única esperança da raposa para se aquecer e ganhar sua liberdade de volta, assim também é a oração para a vida do cristão. Ela aquece e nos afasta das possíveis montanhas geladas e frias consequentes da ação do (tempo) da nossa jornada espiritual da vida.
Se o cristão bem soubesse o quanto sua oração lhe aquece a vida espiritual, ele jamais deixaria de negligenciar sua prática, embora se ache cansado e exausto pelas lutas e fatigas do dia a adia. O cristão mesmo abatido deve lembrar que a oração lhe conduz, e lhe sustenta dentro do abrigo hibernáculo (Cristo), que é o único lugar ou abrigo mais seguro para se proteger contra a ação que o pecado trás no tempo da vida cristã.

Assim como o sol tem o poder de derreter o gelo e libertar a raposa, a oração do crente lhe garante seu aquecimento como um cobertor ou abrigo (hibernáculo) contra o invernáculo invernoso gelado do frio e do tempo, para viver livre e liberto do pecado sendo um novo homem, e vivendo em novidade de vida com Cristo Jesus.
Somente o poder da oração pode fazer derreter o gelo e retirar a frieza de nossa vida, tal qual o sol derrete o gelo.

Observações complementares

A oração é o combustível que alimenta as chamas fé cristã. Sem a oração nossa fé não receberá o impulso do poder sobrenatural divino, a caminho da vida eterna. O mesmo sol que derrete o coração de cera é o mesmo sol que endurece o coração barro.

Conclusão
A tristeza e a alegria como sentimento humano sempre irar surgir em um determinado momento de nossa vida. Elas só terão seu fim no dia em que partirmos para a eternidade. Autor: Pbsena

Postar um comentário

0 Comentários