A notícia deixou muita gente feliz pelo mundo afora, e não de se esperar pela grandiosidade dessa descoberta. Enquanto alguns achavam que a cor do “Azul Real”, era retirado da cochonilina, foram surpreendidos com esse achado pelos arqueólogos. Esta concha é mais uma peça de um quebra-cabeça temos vindo a tentar colocar juntos aqui por anos.
O “Azul Real”, era retirado de uma concha: o trunculus família de caracóis, que tem tamanho médio a grande predador, e pode viver em regiões tropicais. Essa espécie de animal conhecido como caracóis do mar, também conhecida como murexes ou rock caracóis. Eles têm alongado conchas com os espinhos das folhas e coloridos superfícies internas. Aristóteles usou a palavra trunculus, e Vitruvius descreveu a tintura feita a partir dessas conchas, tornando esta uma das mais antigas shell famílias ainda hoje conhecida.
O que faz o murex trunculus tão especial é que eles estão ligados com o antigo processo de tomada de tehelet, o corante azul sabemos através da Bíblia que foi usado nas vestes sacerdotais e os Israelitas' tzit tzit (franjas). Este caracol família também era usado para fazer o corante púrpura conhecido na Bíblia como argaman.
Ao fazer o tehelet ou argaman requeria habilidades especiais, bem como um monte de caracóis. A tintura pode ser obtida por trituração, os caracóis, ou por laboratório cutucando (ordenha), os caracóis e coleta de excreção. De 12.000 caracóis podem se produzir cerce de 1,4g de corante, o suficiente tingir apenas uma única peça de vestuário. Devido a isso, esse Azul Real ou Real corante Púrpura era muito caro, tornando-o quase exclusiva do sinal da realeza e da realeza. Curiosamente, a cor do corante se torna mais vibrante quando deixadas ao sol, e é possível que versões diferentes da cor pode ser feita fazendo-se o corante no sol ou na sombra.
Grande parte da produção deste tipo de tintura de nós de atributo para os Fenícios. O roxo também é conhecido como Tyrian roxo (da cidade Fenícia de Tiro). Os arqueólogos têm descoberto evidências de tintura de produção na Fenícia sites em Marrocos e em todo o Mediterrâneo, incluindo Israel. Há um monte de provas Tel Dor para a Fenícia tintura de produção na Idade do Ferro, bem como o merchandising e negociação de mercadorias como tecidos coloridos e lã.
Esse é um animal marinho, molusco, da classe dos gastrópodes que vivem nos oceanos Pacífico e Índico e também em áreas do mar Mediterrâneo. Essa cocha mede cerca de 10 à 15 cm, de comprimento.
A concha deste animal é de grande beleza e considerada única. Apesar deles serem comuns, é difícil de se obter um exemplar perfeito para ser usado como ornamento, por causa de seus espinhos frágeis. Era deste animal que na antiguidade se extrai um corante de cor púrpura: o Azul Real.
Que maravilha de notícia! Essa descoberta. Isto significa que as vestes sacerdotais, as cortinas e toda indumentária do tabernáculo tinha dois tipos de Azuis.
1. O Azul Real cor de Azul bonina;
2. E o vermelho de cor Azul-avermelhado.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião dos administradores do blog Tifsa Brasil.
Se o seu comentário estiver de acordo com nossas diretrizes de postagem, ele aparecerá online após nossa revisão.