É uma composição literária em versos poéticos encontrados em algumas passagens do AT para ajudar a memória ou propiciar a divisão das estrofes. As vezes os versos vem com letras iniciais finais, que são lidas no sentido vertical, formam uma ou mais palavras, que dão ênfase ao tema, o nome do autor ou o da pessoa a quem foi dedicada a composição.
O tipo de acróstico empregado no AT é de caráter alfabético. Um dos melhores exemplos, pode ser observado no Salmo 119 no qual a primeira palavra, em cada um dos oito versos, começa com a primeira letra do alfabeto hebraico e os oito versos seguintes começam com a segunda letra desse alfabeto.
Em sucessão, os outros oito versos receberam o restante das 22 consoantes hebraicas em um total de 176 versos. Entretanto, o Salmo 34 tem apenas 22 versos porque a primeira palavra de cada verso começa com uma letra do hebraico em ordem alfabética. Os Salmos 25, 37, 111, 112 e 145 são semelhantes, porém, menos regulares; em alguns falta uma ou outra letra, ou a letra foi transposta. Partes dos Salmos 9 e 10, que formam um único Salmo na LXX, são alfabéticas. Em Provérbios 31, cada um dos versos de 1021 começa com uma letra hebraica, em ordem alfabética. Vários acrósticos alfabéticos ocorrem em Lamentações, Os capítulos 1,2 e 4 contêm 22 versos com acrósticos, que nem sempre seguem ama ordem precisa. O capítulo 3 tem três versos para cada letra do alfabeto. Acredita-se que Naum 1:2-10 seja parcialmente alfabético, mas isso não está claro no texto hebraico. Alguns afirmam que os poemas acrósticos sejam de um período posterior, mas essa opinião não está baseada em fatos.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião dos administradores do blog Tifsa Brasil.
Se o seu comentário estiver de acordo com nossas diretrizes de postagem, ele aparecerá online após nossa revisão.