Header Ads Widget

Os lados sadios e doentios da consciência

A consciência é a faculdade mais desenvolvida da espécie humana. A consciência é a faculdade que aguça a percepção do homem para perceber suas atividades psíquica e física, e os fenômenos de sua existência no meio em que vive. Ela opõe-se à inconsciência, que é a perda do bom senso. 
É dela que extraímos a capacidade para discernir entre o julgamento injusto e injusto. Ela nos dar a noção do que existe ou se passa dentro de nós. Ela se responsabiliza em nos dar raciocínio lógico das coisas e do comportamento coerente com a moral. É por meio dela que estabelecemos julgamentos morais, e nos relacionamos e interagimos com o mundo, com os chamados estados interiores: consciente e inconsciente da alma humana. É nela que está a psiquê. Uma coisa é certa, o tempo não apaga o pecado, ele não se desfaz da consciência sem confissão e sem perdão, não perde a validade diante de Deus, não se mistura com a santidade. Ele só atrapalha e nos traz tristezas.

A consciência hospeda o que há de melhor e precioso da alma humana: a psique, conhecida também como mente. Ela é um conjunto de fenômenos da vida mental do homem, e que inclui os dois processos conscientes e inconscientes.

A) A psique ou a mente no estado consciente
O consciente, é a parte boa ou sã consciência. O consciente, é um fenômeno conhecido como a capacidade do indivíduo de sentir, agir, pensar, e perceber em que ambiente que ele vive. Ele é o responsável por gerar pensamentos, levar a pessoa raciocinar de forma lógica o que ouve e o que ou vê. O consciente leva o indivíduo discernir entre o certo e o errado (Rm 2:15), trazer à memória o que viu ou ouviu no passado próximo ou distante. Ele faz a razão humana funcionar racionalmente na hora de avaliar, julgar, e ponderar as ideias universais; e fazer juízo justo na hora de julgar o próximo. É da psique ou mente consciente ou sadia, que fazemos nosso culto racional diante de Deus (Rm 12:1). O estado consciente, é o que Paulo chama, de boa consciência (Rm 9:1; Atos 23:1 1 Tm 1:5; 2 Tm 1:3). Feliz o homem que tem seu consciente sadio, pois na hora que for alertado ou repreendido de um erro, sua consciência o redarguirás, que ele cometeu um erro (Jo 8:9).

B) A psique ou a mente no estado inconsciente
O que é estado inconsciente? O inconsciente, é a parte doentia da consciência. Se for levado para o sentido físico ou material, a ciência médica divide o inconsciente em dois estados: o “Vegetativo e o Minimamente Consciente”. No primeiro caso, ela é definida como sendo a paralisação parcial das funções vitais, quando parte do sistema nervoso funcionam involuntariamente ou inconscientemente; causado por traumatismo craniano, lesão cerebral por doença ou acidente vascular cerebral. Diferentemente da morte encefálica, quando todas funções cerebrais do paciente estão paradas, causado por grave agressão ou ferimento da massa encefálica; sendo o caso considerado como irreversível pela medicina. Autor: Pbsena

Postar um comentário

0 Comentários