História de Heródoto
(484 A.C. - 425 A.C.)
Traduzido do grego por
Pierre Henri Larcher
(1726 D.C. - 1812 D.C.)
Fontes digitais desta edição
Digitalização do livro em papel
Volumes XXIII e XXIV
Clássicos Jackson
W. M. Jackson Inc.,Rio, 1950
Versão para o português de
Mais de meio século escoou desde a publicação do Heródoto de Larcher, e durante este meio século o sucesso desta obra não cessou de crescer. É hoje um livro clássico, e os próprios sábios lhe deram o justo lugar, assinalando-o como o monumento durável de um grande trabalho que absorveu a vida inteira de seu autor.
Quando Larcher publicou esta tradução, creu necessário juntar-lhe um grande número de notas tiradas das fontes as mais sábias, e úteis seja para o estabelecimento do texto, seja para a inteligência dos fatos. Estas notas encheram quatro volumes de sua primeira edição, e seis de sua segunda. Era muito, era demais, sem dúvida; e entretanto Larcher preparava uma terceira edição, que vimos, à qual juntara um bom número de novas notas.
Acusaram-no com razão deste luxo desenfreado de erudição; e Volney, sábio notável, e ademais homem de gosto, expressou o desejo que uma mão amiga se encarregasse de desbastar este cipoal da ciência, sob o qual a árvore vigorosa de Heródoto ficava como que embalsamada. O objetivo seria eclarar e não sufocar o historiador.
É este trabalho que oferecemos hoje ao público; tentámos realizar o voto de Volney, de suprimir a erudição inútil, acolher os esclarecimentos indispensáveis, e reunir em um muito pequeno número de notas, emprestadas de outros comentadores, tudo o que pudesse facilitar o estudo do pai da história, ou, como o chamava o douto Sainte-Croix, do grande rival de Homero.
L. AIMÉ-MARTIN.
26 de maio de 1842
Vida de Heródoto
Heródoto, nascido em Halicarnasso no ano de 4230 do período juliano, 484 anos antes de nossa era, era Dório de extração, ilustre de nascimento. Teve por pai Lixas e por mãe Drio, que tinham um lugar de destaque entre seus concidadãos. Paniasis, poeta célebre, ao qual alguns escritores adjudicam o primeiro posto após Homero, embora outros o coloquem após Hesíodo e Antímaco, era seu tio por parte de pai ou de mãe; nada há de certo a respeito.
Paniasis nasceu, se déssemos crédito a Suidas, na 78a. olimpíada, isto é, no ano 4247 do período juliano, 407 anos antes da era vulgar. Não posso compartilhar esta opinião, porque se seguiria que Heródoto, seu sobrinho, seria 17 anos mais velho do que ele. Não ignoro que há tios mais jovens que seus sobrinhos: tenho exemplos.
Também insisto menos nesta razão do que sobre o tempo em que faleceu Paniasis, embora não possa ser fixada de maneira certa. Mas sabemos que Ligdamis, tirano de Halicarnasso, foi derrubado no anos 4257 do período juliano, 457 anos antes de nossa era. Ter-se-ia pois que fazer morrer este poeta no mais tardar em 4.256 do período juliano, 458 anos antes da era vulgar.
Se a asserção de Suidas fosse verdadeira, Paniasis teria no máximo 9 anos quando faleceu. Como, com esta idade, poderia ter feito sombra ao tirano? como poderia ter composto estas obras que lhe deram tão grande reputação? Prefiro, por esta razão, colocar seu nascimento na 68a. olimpíada. Teria pois 50 anos quando Ligdamis o mandou matar, e teria tido tempo para compor este grande número de obras que o imortalizaram. Ademais, o próprio Suidas admite que há autores que o fazem mais velho. Paniasis era conhecido pelo Heracleiade e pelo Iônicos. O Heracleiade era um poema heróico em honra a Hércules; nele o poeta celebrava as conquistas deste herói, em catorze livros contendo nove mil versos.
Diversos escritores o mencionam com distinção. Isaac Tzetzès em seus Prolegômenos sobre a Cassanda de Licofron, Proclus em seu Chrestomatia, Suidas na palavra Paniasis, Pausanias, que até lhe cita dois versos, e o escoliasta de Píndaro, que menciona um do terceiro livro. Quintiliano, bom juiz nestas questões, nos diz que ele não igualava em eloqüência nem Hesíodo nem Antimaco, mas que ultrapassava o primeiro pela riqueza de seu tema, e o segundo pela disposição que lhe dera. Denis de Halicarnado, que não se destacava menos na crítica do que na história, nos traz também o mesmo juízo. Atenho-me a estas autoridades, às quais poderia juntar as de diversos outros autores, tais como Apolodoro, santo Clemente de Alexandria, Ateneu, etc.
O mesmo Paniasis tinha escrito em versos pentâmetros um poema sobre Codrus, Neleu e a colônia iônia, que se chamava Os Iônicos. Este curioso poema, do qual nunca seria demais lamentar a perda, porque entrava em uma infinidade de detalhes históricos sobre esta colônia, compreendia sete mil versos. Só nos restou deste poeta dois pequenos pedaços de versos com um fragmento, em que Paniasis celebra o vinho e os prazeres da mesa tomados com moderação. Stobeu e Ateneu os conservaram para nós. Podemos encontrá-los em diversas coletâneas, e muito mais corretamente na dos poetas gnômicos, publicada em 1784 em Strasburgo por Brunck, crítico cheio de gosto e de sagacidade. Há ainda cinco versos deste poeta que se podem ler em Étienne de Bizâncio, na palavra TremÛlh. Suspeito que são do Heracleida. Brunck não julgou apropriado lhes dar um lugar em sua coletânea.
Nestes belos séculos da Grécia, tomava-se um cuidado particular na educação da juventude, formando-lhes o coração, cultivando-lhes o espírito. É de se presumir que a educação de Heródoto não tenha sido negligenciada, embora ignoremos quais foram seus mestres. Não podemos sequer duvidar, quando o vemos empreender em uma idade pouco avançada longas e penosas viagens, para aperfeiçoar seus conhecimentos e para adquirir novos.
A descrição da Ásia por Decideu, a história de Lídia, de Xantus, as da Pérsia de Helanicos de Lesbos e Charon de Lampsaco, gozavam então a mais alta reputação. Estas obras agradáveis, interessantes, foram sem dúvida devoradas por Heródoto nesta idade em que se é ávido por conhecimentos, e lhe inspiraram o vívido desejo de percorrer os países cujas descrições o haviam encantado. Não era contudo uma vaga curiosidade que o levava a viajar; ele se propunha uma finalidade mais nobre, a de escrever história. O sucesso dos historiadores que o haviam precedido não o amedrontou; pelo contrário, serviu para inflamá-lo; e embora Helanico de Lesbos e Charon de Lampsaco tivessem tratado em parte do mesmo assunto, longe de ser desencorajado, ele ousou lutar contra eles, e não se esforçou em vão em superá-los. Ele se propunha escrever, não a história da Pérsia, mas somente a da guerra que os Gregos tiveram que sustentar contra os Persas. Este assunto, simples na aparência, lhe forneceu a ocasião de fazer entrar no mesmo quadro a história da maioria dos povos com que os Gregos tinham relações íntimas, ou que lhes importava conhecer. Sentia que, para executar este plano, deveria recolher materiais, e adquirir um exato conhecimento dos países dos quais se propunha fazer a descrição. Foi com isto em vista que empreendeu suas viagens, que percorreu a Grécia inteira, o Épiro, a Macedônia, a Trácia; e, segundo seu próprio testemunho, não se pode duvidar que tenha passado da Trácia aos Citas, para além de Íster e do Boristeno. Por toda parte, observou com olhar curioso os sítios, as distâncias dos lugares, as produções dos países, os usos, os costumes, a religião dos povos; fuçou em seus arquivos e em suas inscrições os fatos importantes, a seqüência dos reis, as genealogias dos personagens ilustres; e por toda parte ligou-se aos homens mais instruídos, e dedicou-se a consultá-los em todas as ocasiões. Talvez tenha se contentado nesta primeira viagem em visitar a Grécia, e que, em seguida rumou para o Egito, passando daí para a Ásia na Cólcida, à Cítia, à Trácia, à Macedônia, retornando a Grécia pelo Épiro. Seja como for, o Egito, que mesmo hoje em dia ainda desperta o espanto e a admiração dos viajantes inteligentes, não poderia deixar de entrar no plano de Heródoto. Hecateu já havia viajado para ali antes dele e, por todas as aparências, tinha feito uma descrição do Egito. Porfírio pretende que este historiador tenha se apropriado, do Viagem da Ásia deste escritor, da descrição da fênix e do hipopótamo, com a caça do crocodilo, e que apenas fez algumas mudanças; mas o testemunho de Porfírio é mais que suspeito, pois Calímaco atribui esta Viagem da Ásia a um escritor obscuro. Acrescento, com Walckenaër, que se o historiador tivesse sido culpado deste plágio, Plutarco, que compôs um tratado contra ele, não teria deixado de denunciá-lo. Não temos nenhum escritor, seja antigo, seja moderno, que tenha dado deste país uma descrição tão exata e também curiosa. Ele nos faz conhecer sua geografia com uma exatidão que nem sempre tiveram geógrafos de profissão, as produções do país, os costumes, os usos e a religião de seus habitantes, e a história dos últimos príncipes antes da conquista dos Persas, com particuliaridades interessantes sobre esta conquista, que teriam sido para sempre perdidas que ele não as tivesse transmitido à posteridade.
Se crêssemos que nosso autor nada mais fez que recolher rumores populares, erraríamos grosseiramente. Não saberíamos imaginar os cuidados e as penas que tomou para se instruir, e para não apresentar a seus leitores nada além do certo. Suas conferências com os padres do Egito, a familiaridade que desfrutou entre eles, as precauções que tomou para que não lhe impusessem nada, são garantias seguras do que ele afirma. Um viajante menos circunspecto teria se contentado com o testemunho dos sacerdotes estabelecidos em Mênfis. Mas este testemunho, respeitável sem dúvida, não lhe pareceu suficiente. Foi a Heliópolis, e daí para Tebas, a fim de assegurar-se, por conta própria, da veracidade do que lhe haviam dito os sacerdotes de Mênfis. Consultou os colégios de sacerdotes estabelecidos nestas duas grandes cidades, que eram os depositários de todos os conhecimentos; e só depois de achá-los perfeitamente conformes com os sacerdotes de Mênfis acreditou-se autorizado a dar os resultados de seus encontros.
A viagem que Heródoto fez a Tiro nos oferece outro exemplo não menos patente da exatidão de suas pesquisas. Soubera no Egito que Hércules era um dos doze deuses nascidos dos oito mais antigos, e que estes doze deuses tinham reinado no Egito 17.000 anos antes do reino de Amasis. Tal assertiva seria bem capaz de confundir todas as idéias de um Grego que não conhecesse outro Hércules que o de sua nação, cujo nascimento não datava senão do ano 1.384 antes de nossa era, como o provei em meu Essai de chronologie, capítulo XIII. Como esta assertiva estava abalizada pelos livros sagrados e pelo testemunho unânime dos sacerdotes, ele não podia ou não ousava contestá-la. Entretanto, como queria conseguir a propósito uma certeza maior, se fosse possível, foi a Tiro para ver aí um templo de Hércules que se dizia ser muito antigo. Contaram-lhe nesta cidade que este templo fora erigido há 2.300 anos. Viu também em Tiro um templo de Hércules sobrenomeado Tasiano. A curiosidade o levou a Thasos, onde encontrou um templo deste deus, construído pelos Fenícios que, correndo os mares sob o pretexto de procurar Europa, fundaram uma colônia nesta ilha, cinco gerações antes do nascimento do filho de Alcmene. Ficou então convencido que o Hércules egípcio erá muito diferente do filho de Anfitrião; e ficou tão persuadido que o primeiro era um deus e o outro um herói, que diz lhe parecerem agir sabiamente os Gregos que ofereciam a um Hércules, que chamavam de Olímpico, sacrifícios como a um imortal, e que faziam ao outro oferendas como a um herói.
Suas excursões na Líbia e na Cirenaica precedem a viagem a Tiro. A descrição exata da Líbia, desde as fronteiras do Egito até o promontório Soloeis, hoje cabo Spartel, conforma-se em tudo ao que nos dizem os viajantes mais estimados, e o doutor Shaw em particular, não permitindo dúvida de que tenha visto este país por si mesmo. Somos ainda tentados a crer que tenha estado em Cartago; seus encontros com um grande número de cartaginenses autorizam esta opinião. Ele voltou sem dúvida pela mesma rota ao Egito, e daí enfim passou a Tiro, como já disse.
Após alguma estada nesta soberba cidade, visitou a Palestina, onde viu as colônias que Sesostris aí tinha feito edificar; e sobre estas colônias salientou o emblema que caracterizava a lassidão de seus habitantes. Daí foi à Babilônia, que era então a cidade mais magnífica e a mais opulenta que existia no mundo. Sei que muitas pessoas esclarecidas, e des Vignoles entre outras, duvidam que Heródoto tenha viajado à Assíria. Não posso responder melhor a este respeitável sábio que me servindo dos próprios termos de um outro sábio que não o é menos do que aquele, isto é, o presidente Boudhier. Eis como ele se exprime: "Embora as passagens de Heródoto que fizeram muitos crerem que ele tenha realmente estado na Babilônia não sejam muito claras, é quase impossível duvidar que ele não a tenha visto, se nos dermos ao trabalho de examinar a descrição exata que faz nestas passagens de todas as singularidades desta grande cidade e de seus habitantes. Só mesmo um testemunho ocular poderia falar com tanta precisão sobretudo em um tempo em que nenhum outro grego havia escrito a respeito. E mais, atente-se à maneira pela qual fala de uma estátua de ouro maciço de Júpiter Belus, que estava na Babilônia, e que tinha doze côvados de altura. Ao se dizer que ele não a viu, porque o rei Xerxes a havia feito transportar, não é insinuar tacitamente que ele teria visto todas as outras coisas que disse ter visto nesta grande cidade? É forçoso também reconhecer por diversas outras passagens de sua obra, que ele tinha conferenciado nestes lugares com Babilônios e Persas sobre o que dizia respeito a sua religião e sua história. Além do mais, não é admissível que um homem que tinha percorrido tantos países diferentes para se instruir de tudo o que pudesse lhes concernir, tivesse negligenciado de ir ver uma cidade que passava por ser então a mais bela do mundo, e onde poderia recolher as memórias mais seguras para a história que preparava da alta Ásia, sobretudo tendo estado tão perto dela."
A Cólcida foi o último país da Ásia que percorreu. Queria assegurar-se pessoalmente se os Cólcidos eram de origem egípcia, como lhe tinham dito no Egito, e se eram descendentes de uma parte do exército de Sesostris que tinha se estabelecido neste país. Da Cólcida passou pelos Citas e os Getos, daí à Trácia, da Trácia à Macedônia; e enfim voltou à Grécia pelo Épiro. Se não tivesse conhecido tão bem todos estes diferentes países, como poderia ter dado uma descrição exata, falar com clareza da expedição de Dario entre os Citas, e da de Xerxes à Grécia?
De volta à sua pátria, aí não se demorou. Ligdamis, filho de Pisindelis, e neto de Artemisa, que tinha se distinguido na jornada de Salamina, era o tirano. E havia mandado matar Paniasis, tio de nosso historiador. Heródoto, não crendo sua vida em segurança sob um governo suspeitoso e cruel, buscou asilo em Samos. Foi neste doce retiro que colocou em ordem o material que tinha trazido, que fez o plano de sua historia e compôs os primeiros livros. A tranqüilidade e os desvelos de que desfrutava não extinguiram contudo nele o gosto da liberdade. Este gosto, inato por assim dizer nos Gregos, unido ao poderoso desejo de vingança, inspirou-lhe o desejo de combater Ligdamis. Com isso em vista ligou-se aos descontentes, e sobretudo com os amigos da liberdade. Quando sentiu a hora azada, reapareceu de súbito em Halicarnasso; e, colocando-se à frente dos conjurados, bateu o tirano. Esta ação generosa não teve outra recompensa que a mais negra ingratidão. Era preciso estabelecer uma forma de governo que conservasse a igualdade de todos os cidadãos, este direito precioso que todos os homens trazem de nascença. Mas isso não era possível em uma cidade dividida em facções, onde os cidadãos imaginavam ter, por seu nascimento e por suas riquezas, o privilégio de governar, e excluir de honras a classe média, ou mesmo de vexá-la. A aristocracia, a pior espécie de todos os governos, era seu ídolo favorito. Não fora o amor pela liberdade que os havia armado contra o tirano, mas o desejo de se atribuir sua autoridade e de reinar com o mesmo despotismo. A classe média e o povo, que tinham tido pouca coisa a reclamar do tirano, acreditaram ter perdido com a troca, vendo o governo nas mãos de um pequeno número de cidadãos dos quais era preciso absorver a avidez, temer os caprichos e mesmo as suspeitas. Heródoto tornou-se odioso a uns e a outros: a uns porque o viam como o autor de uma revolução que se mostrara desvantajosa para eles; a outros porque o viam como um ardente defensor da democracia.
Espremido entre as duas facções que partilhavam o Estado, disse um eterno adeus à sua pátria, e partiu para Grécia. Celebrava-se então a 81a. olimpíada. Heródoto se apresentou aos jogos olimpicos: querendo se imortalizar, e ao mesmo tempo fazer sentir aos seus cidadãos quem era o homem que tinham forçado a se expatriar, leu nesta assembléia, a mais ilustre da nação, a mais esclarecida de houve, o começo de sua História ou, talvez, os trechos mais apropriados para inflar o orgulho de um povo que tinha tantos motivos para se crer superior aos demais. Tucídides, que não tinha então senão quinze anos, mas no qual já despontava o brilho de seu belo gênio, que foi um dos mais brilhantes ornamentos do século de Péricles, não pôde conter as lágrimas à leitura desta História. Heródoto, que o percebeu, disse ao pai do jovem: Olurus, vosso filho queima de desejo por conhecimentos.
Detenho-me um momento para provar foi na 81a. olimpíado que Heródoto leu uma parte de sua Historia à Grécia reunida. É certo que Heródoto, tendo abandonado Halicarnasso e desejando fazer seu nome, foi a Olímpia, e que leu uma parte de sua História, que foi de tal modo apreciada, que se deu aos nove livros que a compunham o nome de Musas. Luciano o diz da maneira mais clara e mais formal. De outro lado, Marcelino nos informa que Tucídides verteu lágrimas ao ouvir esta leitura, e que Heródoto, testemunha da sensibilidade deste rapaz, endereçou a seu pai as palavras que mencionei. Tucídides nasceu no primeiro ano da 77a. olimpíada, na primavera, e por conseqüência no ano 4.243 do período juliano, 471 antes da nossa era. Tinha pois quinze anos e alguns meses quando assistiu a esta leitura. Poderia já ser sensível às delícias do estilo: mas esta sensibilidade não era menos surpreendente em uma idade tão tenra, e fazia conceber grandes esperanças. Se supusermos que este acontecimento pertence à olimpíada precedente, torna-se ainda mais maravilhoso, para não dizer inacreditável. Se, ao contrário, recuarmos à 82a. olimpíada, Tucídides tendo então 19 anos e alguns meses, sua sensibilidade não teria tido nada de surpreendente, e não se teria feito notar. É preciso pois constar, com Dodwell, que este historiador tinha então quinze anos. O padre Corsini, clérigo regular de Escolas pias, é também deste parecer em seus Fastes Attiques, e cita, para prová-lo, Luciano no tratado sur la Manière décrire lhistoire, embora não fosse questionado nesta obra. Este sábio, contudo, não tinha sobre o fato idéias bem definidas, uma vez que, na página 213 do mesmo trabalho, recua esta leitura ao primeiro ano da 84a. olimpíada, quer dizer doze anos, o que me faz crer que ele confunde aí a leitura feita nos jogos olímpicos com a que fez o mesmo historiador nas Panatenéias, embora esta festa preceda a 84a. olimpíada em mais de 15 dias.
Voltemos ao nosso assunto. Encorajado pelos aplausos que recebera, Heródoto emprega os doze anos seguintes a continuar sua História e em aperfeiçoá-la. Foi então que viajou por toda a Grécia, que até então só tinha percorrido, que examina com a mais escrupulosa atenção os arquivos de seus diferentes povos, e que se assegura dos principais trechos de sua história, bem como as genealogias das mais ilustres casas da Grécia, não apenas percorrendo seus arquivos, mas lendo suas inscrições. Porque nestes tempos antigos transmitia-se à posteridade os acontecimentos mais interessantes, como os mais remarcáveis, por meio de inscrições gravadas sobre monumentos duráveis, ou sobre tripés que eram conservados com o maior zelo nos templos. Estas inscrições continham os nomes dos que tinham tomado parte nestes acontecimentos, com os de seus pais e de suas tribos; de modo que vários séculos após era impossivel se equivocar, malgrado a identidade dos nomes que se notavam às vezes nestes monumentos.
Em uma destas excursões foi a Corinto, onde recitou, se dermos fé a Dion Crisóstomo, a descrição da batalha de Salamina, com as circunstâncias honoráveis para os Coríntios, e sobretudo para Adimanto que os comandava. "Mas, continua o sofista no discurso que endereça aos Coríntios, Heródoto tendo vos pedido uma recompensa, e não a tendo obtido, porque vossos ancestrais desdenhavam colocar preço na glória, mudou as circunstâncias desta batalha, e as conta de maneira que vos é desfavorável." Um fato de tal natureza, se fosse provado, revelaria uma alma vil; e, longe de procurar justificar Heródoto, contentando-me em admirar o escritor, abandonaria o homem ao justo desprezo que mereceria. Mas a resposta me parece muito fácil. 1.º Se não tivesse tido duas opiniões muito constantes sobre a conduta que os Coríntios tiveram na jornada de Salamina, Heródoto não teria se exposto narrando-as, com o risco de ser desmentido pela maior parte da Grécia, de que procurava captar a benevolência, e que era então aliada e amiga dos Coríntios; 2.º Dion Crisóstomo viveu mais de cinco séculos depois desta batalha, enquanto que nosso historiador nascera quatro anos antes que ela se desse. O primeiro não poderia conhecer as particuliaridades senão pela história e pelos monumentos, enquanto que o outro estava instruído não só pelos monumentos, mas também pelo testemunho de uma infinidade de pessoais que ali estiveram. 3.º A autoridade destes monumentos não é tão grande nesta ocasião quanto é na maioria das outras; porque o próprio Heródoto conta que muitos povos, ao se mostrar a sepultura em Plateia, vergonhosos de não terem ido a combate, tinham erigido cenotáfios com terra amontoada, a fim de se fazerem honrar na posteridade. Os Coríntios podem ter feito o mesmo após a jornada de Salamina. 4.º Os versos que Simonides fez em honra aos Coríntios e Adimanto, seu general, não parecerão jamais uma prova conclusiva aos que conhecerem a cupidez deste poeta, e a que ponto prostituía sua pena à melhor oferta. 5.º Se o fato relatado por Dion Crisóstomo tivesse sido verdadeiro, Plutarco, que não deixou escapar ocasião alguma para mostrar sua animosidade contra Heródoto, não teria deixado de fazer a respeito as mais cruéis críticas, porque confessadamente o detestava, porque este historiador tinha dito verdades sobre seus compatriotas que não lhes eram vantajosas. Ele pretende, é verdade, que os Coríntios comportaram-se valentemente na jornada de Salamina e que Heródoto suprimiu seus elogios por malignidade. Entretanto, longe de as suprimir, ele relatou o que os Gregos contavam de mais ufanosos para este povo; mas, como fazia profissão de imparcialidade, não acreditou dever passar em silêncio o que diziam também os Atenienses. Aqui seria o lugar para refutar o que diz Plutarco para provar que os Coríntios se cobriram de glória nesta batalha; mas como isso me levaria muito longe, e que provavelmente muitos poucos leitores teriam interesse nesta discussão, creio dever deixá-la de lado inclusive porque esta digressão já está um pouco longa.
Doze anos após ter lido uma parte de sua História nos jogos olímpicos, Heródoto leu outra em Atenas, na festa das Panatenéias, que se celebravam em 28 de hecatombaeon, isto é em 10 de agosto. A leitura aconteceu no ano 4.270 do período juliano, 444 anos antes de nossa era, e no primeiro ano da 84a. olimpíada. Os Atenienses não se limitaram a elogios estéreis: fizeram-lhe presente de 10 talentos, por um decreto proposto por Aninto e ratificado pelo povo em assembléia, como o atesta Diilo, historiador muito estimado. É sem dúvida desta recompensa que é preciso entender o que disse Eusébio, no lugar que citei, que Heródoto foi honrado pelos Atenienses.
Parece que esta acolhida teria devido fixá-lo em Atenas. Entretanto ele se juntou à colônia que os Atenienses enviaram a Thurium no começo da olimpíada seguinte. O gosto que tinha pelas viagens foi superior, talvez, ao reconhecimento que deveria aos Atenienses; mas talvez também não cresse ele que abandonasse Atenas ao acompanhar um tão número de Atenienses, entre os quais havia muitos distinguidos. Lísias, então com somente 15 anos, que se tornaria depois um grande orador, estava entre os colonos. Heródoto tinha então quarenta anos; porque havia nascido no ano 484 antes de nossa era, e no primeiro ano da 74a. olimpíada. O autor anônimo da Vida de Tucídides coloca também este historiador no número dos colonos. Mas como é o único escritor que o menciona, é permitido duvidar-se.
Ele fixa seu domicílio em Thurium; ou, se daí saiu, foi só para fazer algumas excursões pela grande Grécia, quero dizer nesta parte da Itália que estava povoada por colônias gregas, e que foi assim nomeada, não porque fosse mais considerável que o resto da Grécia, mas porque Pitágoras e os pitagóricos lhe deram uma grande celebridade. Há muita aparência que ele passou o resto de seus dias nesta cidade, e parece certo que foi por esta razão que se lhe dá às vezes o sobrenome de Heródoto de Thurium. Strabrão o diz positivamente. Eis como se exprime este sábio geógrafo ao falar da cidade de Halicarnasso: "O historiador Heródoto era desta cidade. Chamaram-no depois Thurien, porque estava entre os que foram enviados em colônia a Thurium." O imperador Juliano não o chama de outra forma no fragmento de uma carta que Suidas nos conservou: Se o Turiano parece a qualquer um digno de fé, etc. A coisa foi mesmo levada tão longe, que Heródoto tendo começado sua História com estas palavras: Publicando suas pesquisas, Heródo de Halicarnasso, etc.; Aristóteles, que cita este começo, mudou esta expressão pela de Herodoto de Thurium. Este sábio não é o único a fazê-lo; porque Plutarco obsera que muitas pessoas haviam feito a mesma mudança.
O lazer que gozou nesta cidade lhe permitiu retocar sua História, e fazer algumas adições consideráveis. É assim que é preciso entender esta passagem de Plínio: Urbis nostrae trecentesimo anno.... auctor ille (Herodotus) Historiam condidit Thuriis in Italia; porque é certo que ele havia lido uma parte de sua História em Atenas antes de partir para Thurium, e que doze anos antes havia lido outra nos jogos olímpicos. Esta passagem de Plínio induziu em erro o sábio des Vignoles. Não vou me dar o trabalho de refutá-lo, o presidente Bouhier já o fez com sucesso no capítulo primeiro de seu Recherches et Dissertations sur Hérodote.
Não se pode duvidar que ele tenha acrescido muitas coisas durante sua estadia em Thurium, pois relata fatos que são posteriores à sua viagem à grande Grécia. Alguns sábios notaram antes de mim, e sobretudo Bouhier e Wesseling. Entre eles: 1.º a invasão que os Lacedemônios fizeram na Ática no primeiro ano da guerra do Peloponeso, invasão na qual este país foi devastado, exceto Deceléia, que pouparam por reconhecimento a uma boa ação dos Decélienses; 2.º a sorte funesta dos embaixadores que os Lacedemônios enviaram à Ásia no segundo ano da guerra do Peloponeso, e no ano 430 antes de nossa era; 3.º a defecção dos Medas sob Darius Nothus, que este príncipe colocou pouco depois novamente sob jugo. Este acontecimento, que Heródoto conta, e que é certamente da 93a. olimpíada, do 24.º ano da guerra do Peloponeso, e de 408 antes de nossa era, prova que Heródoto teria acrescido este fato em uma idade bem avançada. Ele tinha então 77 anos.
O presidente Bouhier colocou também após a viagem de Heródoto à grande Grécia a retirada de Amirtéia para a ilha de Elbo, de que fala Heródoto. Este sábio, enganado por Syncelle, supunha que este príncipe ter-se-ia refugiado nesta ilha no 14.º ano da guerra do Peloponeso, e no ano 417 de nossa era. Dodwell e Wesseling tinham bem visto que a revolta de Amirtéia tendo começado no segundo ano da 79a. olimpíada, o fim desta revolta foi no segundo ano da olimpíada seguinte, e por conseqüëncia anterior em 14 anos à partida de nosso historiador para a grande Grécia. Não relatarei aqui as provas, já o tendo feito de maneira bem ampla em meu Essay sur la Chronologie.
Foi também nestas viagens que aprendeu diversas peculiaridades sobre as cidades de Rhégium, de Géla, de Zancle, e sobre seus tiranos; particuliaridades que transmitiu à posteridade.
Acabamos de ver que nosso historiador tinha 77 anos quando acrescentou à sua História a revolta dos Medas. Ignora-se até que idade levou sua carreira, e em que país a terminou. É verossímil que morreu em Thurium; e temos, para apoiar esta pressuposição, o testemunho positivo de Suidas, que nos conta também que foi enterrado na praça pública desta cidade. O que pode nos fazer duvidar, é que o mesmo escritor acrescenta que alguns autore o fazem morrer em Pella na Macedônia. Mas como ignoramos até mesmo o nome destes autores, não sabemos que têm qualquer autoridade, e qual o grau de confiança que merecem.
Marcelino escreveu, em Vie da Thucydide, que se ve, entre os monumentos de Cimon em Coelé, perto das portas Mélitides, o túmulo de Heródoto. Poder-se-ia concluir desta passagem que Heródoto morreu em Atenas, e é esse o sentimento do presidente Bouhier. Quem nos garante porém que fosse um verdadeiro túmero e não um cenotáfio? Se foi erigido ao nosso historiador um monumento no lugar destinado à sepultura da casa de Cimon, é porque partindo para Thurium obteve em Atenas o direito de cidade, e que foi provavelmente adotado por alguém desta casa, uma das mais ilustres desta cidade: porque sem esta adoção não lhe teriam erigido um monumento neste lugar, onde não era permitido inumar ninguém que não fosse da família de Miltíades. É o que muito bem provou Dodwell.
Resta entretanto ainda alguma incerteza: a inscrição relatada por Étienne de Byzance a faria desaparecer, se fosse assegurado que tivesse sido encontrada em Thurium; porque o primeiro verso desta inscrição atesta que as cinzas de nosso historiador repousariam sob esta tumba. Creio que não posso melhor terminar sua Vida que por este epitáfio, que relata Étienne de Byzance: "Esta terra encobre em seu seio Heródoto, filho de Lixas, Dório de origem, e o mais ilustre dos historiadores iônios. Ele se retirou para Thurium, que via como uma segunda pátria, a fim de se colocar a coberto das mordidas de Momus."
Plano da História de Heródoto
Heródoto não se propunha, como o diz ele mesmo no começo de sua História, senão celebrar os feitos dos Gregos e dos Persas, e desenvolver os motivos que haviam levado estes povos a se fazerem a guerra. Entre as causas desta guerra, as havia distantes e próximas. As distantes eram os raptos recíprocos e algumas mulheres da Europa e da Ásia, que, tendo dado azo à guerra de Tróia, haviam ulcerado os corações dos Asiáticos contra os Gregos. As causas próximas eram os socorros que os Atenienses haviam dado aos Iônios em sua revolta, a invasão da Iônia e o incêndio de Sardes pelos Atenienses. Os Persas, irritados com estas hostilidades, resolveram praticar uma vingança fragorosa. Os Persas até então eram pouco conhecidos dos Gregos. Era pois necessário fazê-los conhecer esta nação, contra a qual haviam lutado com tanta glória. Para chegar a este fim, Heródoto tomou este povo em sua origem, e nos fez ver por que meios havia sacudido o jugo dos Medas; e, como isso não teria dado aos leitores idéias bem claras e bem nítidas, foi preciso lhes apresentar um vislumbre rápido da história dos Medas. Esta história estava, ela mesma, tão ligada com a dos Assírios, dos quais os Medas tinham sido súditos, que foi preciso instruir os leitores da maneira pela qual romperam o jugo, e dar-lhes igualmente uma súmula da história da Assíria. Estas três histórias não são pois senão aperitivos. Não se pode desvendar uma sem tirar da obscuridade as duas outras; e se se suprime todas as três, não se terá senão um conhecimento muito imperfeito das dificuldades que os Gregos tiveram de suplantar.
Ciro, tendo subjugado a Média, marcha de conquista em conquista. Esse poderio formidável dá inquietude a Creso. Ele a quer reprimir, e ao fazê-lo atrai sobre si as armas de Ciro; foi batido, e seu país conquistado. É ocasião para dar a conhecer os Lídios. Heródoto não a deixa escapar, dando ao menos um esboço destes príncipes que tinham submetido a maioria dos Gregos estabelecidos na Ásia. Contudo, como não perdia jamais de vista o plano de sua História, não diz senão duas palavras sobre a origem do reino da Lídia, de seus progressos e de sua destruição. Ciro, após esta conquista, deixa a seus generais o cuidado de submeter os Gregos asiáticos; marcha em pessoa contra os Babilônios e os povos de sua dependência, e os subjuga. Heródoto só se detém alguns instantes sobre os objetos os mais importantes e os mais interessantes. Assim não fala nem dos Báctrios nem dos Sácios, que Ciro havia subjugado. Se se estende sobre os Masságetas, é porque a guerra que lhes fez Ciro lhe foi muito funesta, e porque pereceu em um combate que lhes deu.
Cambises, seu filho, sucedeu-o. Confiante em seu poderio, marchou contra o Egito. Este pais era então o mais célebre que havia no mundo; e os Gregos começavam a viajar para lá, mais por interesse comercial do que por curiosidade e pelo desejo de se instruir, embora estes dois últimos motivos também existissem. Era pois de última importância dar-lhes conhecimento deste país singular, de suas produções, costumes e religião de seus habitantes, com uma relação sucinto de seus reis. Heródoto dedica a isso seu segundo livro. Submetido o Egito, Cambisses marcha contra os falsos Esmérdis, que haviam se revoltado contra ele; perece por um acidente. Pouco tempo após sua morte, descobre-se a trapaça do mago Esmérdis; ele foi massacrado, e elegem por rei Dario. Este príncipe volta a subjugar os Babilônios que se haviam revoltado, e, como era muito ambicioso, quer sujeitar os Citas. Estes povos só eram conhecidos por seus vizinhos, e pelos Gregos estabelecidos nas cidades limítrofes à Cítia. Os Citas eram então para os Gregos objeto de curiosidade tanto mais espicaçante à medida em que já havia na Trácia e nas bordas do Ponto Euxino, quer na Europa como na Ásia, colônias gregas. Se nosso historiador não se estendeu sobre estas povos com a mesma complacência que sobre os Egípcios, ao menos o faz com extensão suficiente para dar aos Gregos uma idéia da forma de seu governo e de seus costumes, com uma descrição sucinta de seu país. Esta descrição é tão exata, que se encontra confirmada na maioria de seus pontos pelos relatos daqueles entre os modernos que viajaram pela Bulgaria, Moldávia, Bessarábia, Czernigow, Ucrânia, Criméia e os Cossacos do Don. Dario viu-se obrigado a voltar vergonhosamento aos seus Estados. Os Iônios, que não sabiam nem ser livres nem ser escravos, se revoltaram.
Levantam-se contando com o socorro dos Atenienses que, entretanto, não só o deram medíocres. Com estes socorros, apossaram-se de Sardes e a incendiaram. Dario, compreendendo a parte que os Atenisenses tinham tido na tomada e no incêndio desta cidade, jura vingar-se. Começa por colocar novamente sob jugo os Iônios. Submetidos os Iônios, envia contra os Atenienses um exército formidável. Os Persas foram batidos em Maratona. Com esta notícia, Dario, furioso, fez preparativos ainda mais consideráveis. Nestes entretantos, tendo o Egito se sublevado, era necessário reduzi-lo. A revolta do Egito apenas suspendeu a vingança de Dario. Logo que este país foi submetido, retomou o desejo de castigar os Atenienses; mas sua morte, que sobreveio logo depois, suspendeu sua execução. Xerxes, seu filho e sucessor, que não era nem menos ambicioso nem menos vingativo que seu pai, não contente de castigar os Atenienses, queria também subjugar o resto da Grécia. Resoluto a marchar em pessoa contra os Gregos, levantou o exército mais numeroso e mais formidável de que se ouviu falar. Equipou uma frota considerável, e durante diversos anos não se ocupou senão em fazer transportar para as cidades fronteiriças da Grécia os trigo e os víveres necessários à subsistência desta multidão inumerável de homens. Sofreu logo uma derrota nas Termópilas. Tendo sua frota a seguir sido batida em Salamina, voltou vergonhosamente à Àsia; mas, tendo deixado Mardônio na Grécia com a elite de suas tropas, este general, vencido na Plateia, pereceu na ação com a maioria de seu exercito. No mesmo dia da batalha de Plateia, livrou-se em Mícale, na Cária, um sangrante combate. Os Gregos tiveram aí uma vitória significativa.
É aqui que Heródoto termina sua História. Vê-se, por esta curta exposição, que há em todas as partes desta bela obra uma ligação íntima; que não se pode destrinçar nenhuma sem tirar a obscuridade de outras; que nosso historiador caminha com rapidez, e se pára às vezes pelo caminho, é só para administrar (ménager) a atenção de seus leitores, e para instrui-los agradavelmente de tudo o que lhe é importante saber. LARCHER
Por Pierre Henri Larcher
Pierre Henri Larcher (1726-1812), francês, foi um arqueólogo e erudito do século XVIII, nascido em Dijon. Após ter freqüentado um colégio de jesuítas na juventude, seus pais o destinavam a uma carreira na magistratura, mas ele se orientou para as línguas e os escritores da antiguidade.
Apesar de anônima, sua tradução de Callirhoe, de Chariton, em 1763, assinalou-o como um exclente erudito grego. Seu ataque à Filosofia da história, que Voltaire escrevera sob o pseudônimo de Abbé Bazin, suscitou considerável interesse à época. Seu arqueológico e mitológico Memoire sur Venus, de 1775, foi comparada a trabalhos similares de Heyne e Winckelmann.
Traduzido um certo número de obras antigas de autores gregos, tais como Eurípides e Xenofonte. Pela qualidade de seus trabalhos e o renome que adquirira nos estudos clássicoas, foi incorporado à Académie des Inscriptions et belles lettres.
Após a fundação da Universidade Imperial, foi indicado como professor de literatura Grega (1809) tendo Boissonade como seu assistente.
Seu trabalho mais memorável foi a tradução de Heródoto (1786), que levou 15 anos para completar e na qual trabalhou até o fim de seus dias, acrescentando-lhe notas e comparando-a com outras traduções.
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