Header Ads Widget

Doe órgãos, e Faça Com Que a Vida Continue

A palavra "Autotomia" nos faz entender melhor o que significa doar. A palavra Autotomia é formada por dois radicais que vem do grego. Auto e Tomia.

Auto - Significa, aquilo que lhe é próprio, ou de si mesmo. Auto, é ver, ou fazer a roda das ações girar de fato. Em outras palavras, é vê e fazer com que as coisas aconteçam de fato.
Tomia - Significa corte, cortar ou divisão. Tomia, é dividir parte de seu corpo, ainda que seja dolorido sentir na pele o peso do amor por quem ama de verdade.

Então estes dois radicais que vem do grego, nos faz entender, que doar, é expressar o autêntico amor de Deus em favor de seu semelhante, por meio de atos. Doar, significa dividir parte de sua vida com seu semelhante, como prova de seu verdadeiro amor. 

Autotomia, é a capacidade de amputação, ou de ceder espontaneamente parte de suas energias, ou um dos membros de seu corpo para dar vida a alguém ou até mesmo para tentar sobreviver. 
Um dos exemplos de seres vivos, que usam deste mecanismo, são os crustáceos e lagartos. Exemplos: o Camarão e a Lagartixa. A lagartixa, ao seu capturada, ela doa seu rabo para enganar seu predador. 

Em se falando da capacidade do uma pessoa dar ou doar um órgão, um tecido, doar sangue, ósseo ou medula óssea, córnea, etc; o assunto ganha mais seriedade. Pois doar parte de si mesmo, em favor de alguém, significa dividir parte de sua vida com quem você ama. E isso não é para qualquer um.

No caso dos animais, eles usam intuitivamente da autotomia para poder sobreviver, certos de que aquela parte doada vai se regenerar. Certos animais preferem entregar aos seus predadores parte de seu corpo, para que seu predador fique brincado com aquela parte doada, enquanto eles empreendem fuga. Afinal de contas, é melhor perder o rabo do que perder sua vida.

Doar um órgão, é um ato mais sublime que uma pessoa poder fazer em favor da vida de outro.
Autor: Pbsena

Postar um comentário

0 Comentários