Header Ads Widget

A inveja fala silenciosamente aos ouvidos e ao coração do invejoso

A inveja não é um ser vivo, mais fala distintamente. Ela fala de diversas maneiras, em qualquer lugar e em todos momentos ou circunstanciais da vida do homem. Sua voz é inconfundível e fácil de ser identificada.

A inveja alça a sua voz e induz ao homem a ter uma visão ambiciosa no alcance de seus próprios objetivos. A inveja cativa o homem, fazendo dele um inimigo do bem comum e da causa coletiva.
E é por isso que os projetos coletivos para o bem de todos não funcionam, porque ela se torna um gargalo que impede o funcionamento da felicidade coletiva. Para detectar a voz da inveja, é muito simples. 

Basta saber: que seu pensamento sentimental entre em desarmonia com as regras do amor ao semelhante, que impeça seu social, político, profissional e espiritual, e que os recursos do trabalho seja voltado para apenas um indivíduo, em detrimento da situação de quem esteja com sérios problemas. 

Uma das oportunidades de descobrir a voz da inveja é quando estamos participando de um projeto social que visa o bem coletivo. Se por acaso seus sentimentos disserem, o seguinte:

(A) Sabe de uma coisa, vou deixar de ser besta. Ninguém faz nada pra mim?

(B) A inveja na primeira pessoa, para a segunda, dizendo: deixa de tu ser besta. Você está dando; honra, mérito, fama e privilégios para os outros. Você é quem devia está sendo honrado e ser bem-visto pelo que está sendo feito, e não os outros.

(C) O invejoso não consegue ficar satisfeito quando ver outra pessoa com um objeto de valor, que quer apropriar-se do que é alheio. Ele não se alegra ver que alguém com um um objeto melhor do que o dele. Ele se acha merecedor possuir o melhor.
Se por acaso você ouvir vozes como essas, saiba com certeza, que é a voz da inveja, que está soando aos seus ouvidos e falando ao seu coração.

O invejoso não é favorável que outrem seja beneficiado no negócio acima dele. Em tudo o que ele for fazer, se não tiver um retorno material, social ou político de curto ou de longo prazo em seu favor dele, o projeto não presta. Ele só quer participar de algum projeto que lhe dê retorno. Senão ele não quer participar.

O invejoso nunca se acostuma em comemorar o sucesso do próximo, e nem gosta de ver ele feliz. Ele só vê o que existe de bom na vida alheia. Sua lamúria, é de quem vive na mesquinhez e derrotado, apesar da fartura. Autor: Pbsena

Postar um comentário

0 Comentários