Abisai,, era neto de Jessé, e filho de uma irmã de Davi, Zeruia, que teve três filhos; Abisai, Joabe e Asael (1 Cr 2.25-16). Abisai parece ter sido um impetuoso e competente soldado, devotado a Davi porque era o indicado pelo Senhor. Em 1 Samuel 26.6-9, Abisai foi à noite, com Davi, ao campo do adormecido Saul, mas foi impedido de matá-lo com a sua própria espada. Ele juntou-se a seu irmão Joabe para perseguir o infeliz Abner que foi forçado a matar seu irmão Asael durante uma peleja resultante de uma disputa a respeito de um cinto (2 Sm 2.18-24).
Há numerosos exemplos da devoção de Abisai por Davi e de seu caráter como herói militar. Enfrentando os amonitas e os sírios, pela frente e por detrás, Joabe dividiu seu exército e deu ao irmão Abisai os guerreiros menos heróicos para enfrentar Amom enquanto Joabe lutava contra os sírios; ambos saíram vitoriosos (2 Sm 10). Foram necessários um exército e um vigoroso General Abisai para matar 18.000 edomitas no vale do Sal e erguer guarnições em Edom (1 Cr 18.12,13). Ele era um sodado completo até no pensamento; a traição merecia a morte.
Quando o benjamita Simei amaldiçoou o exilado Davi, Abisai queria matá-lo imediatamente. “Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça”. Mas Davi considerou seu infortúnio como vindo do Senhor (2 Sm 16.7-14). Mais tarde, em 2 Samuel 19.21, quando Davi perdoou Simei, mais uma vez foi Abisai que pediu a sua execução, Abisai comandou um dos três regimentos do exército em exílio de Davi que levou a rebelião de Absalão a uma rápida conclusão. Na rebelião de Seba, Joabe e Abisai assumiram o comando de seu mal escolhido primo Amasa e foram em perseguição do rebelde até a colônia da fronteira de Abel-Bete-Maaca, onde a cabeça de Seba lhes foi lançada por cima dos muros (2 Sm 20).
Nos últimos anos de Davi, Abisai salvou o rei das mãos de um gigante filisteu e depois disso Davi nunca mais foi às batalhas (2 Sm 21). De acordo com 2 Samuel 23.15-18, Abisai parece ter sido o líder dos três homens poderosos que arriscaram sua vida para levar a Davi a água retirada de um poço em Belém. Aqui ficamos sabendo que ele matou 300 com a sua lança.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião dos administradores do blog Tifsa Brasil.
Se o seu comentário estiver de acordo com nossas diretrizes de postagem, ele aparecerá online após nossa revisão.