ATALIA – Uma cidade na costa da Panfília, visitada por Paulo em sua primeira viagem missionária (At 14.25). Foi fundada em aprox. 165-150 a.C. (veja A. H. M. Jones, Cities of the Eastern Roman Provinces, p. 130) por Átalo II Filadélfo (159-138 a.C.) de Pérgamo para ser um ponto de escoamento de produtos do Egito e da Síria (Strabo XIV, 661). Strabo localizou a Atália a oeste do rio Catarrhactes; Ptolomeu, por outro lado, localizou-a a leste (v. 5,2). E possível que o rio tenha mudado o seu curso.
Ela foi punida pelo cônsul romano P. Servilio Isaurico (em aprox. 77 a.C.) por ajudar Zenicetes eni sua pirataria (veja Jones, p, 105) sendo em seguida acrescentada à província romana. Foram cunhadas moedas comemorativas da época da fundação da cidade, e a partir de então o seu nome é escrito como At tale on (“pertencendo à Atália”). Quando Paulo ali esteve, o tipo principal de moeda mostrava Cláudio no obverso, e no reverso Atena vestida com um capacete coríntio cristado (cf, G. F. Hill, B. M. C., Catalogue of Greek Coins; Lyci.a. Pamphylia, Pisídia [Londres. 1807], Placa XXIII, 8). Deve ser lembrado que o povo de Atália reivindicou um parentesco com os atenienses.
Atália cunhou moedas na época de Cornélio Valeriano (falecido em 255 d.C.). A situação desta cidade portuária, surgindo por fiadas em seu porto, é ainda pitoresca, e é parcialmente responsável por sua contínua existência e a ti vida de comercial. As ruínas ali são identificáveis como pertencentes aos períodos romano e helenista. É atualmente ela é chamada de Antália.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião dos administradores do blog Tifsa Brasil.
Se o seu comentário estiver de acordo com nossas diretrizes de postagem, ele aparecerá online após nossa revisão.