A antrópica humana estraga a terra e sua natureza
O planeta terra vem ao longo dos séculos sendo atacado pelo homem de forma irresponsável, motivado em querer aumentar suas fronteiras territoriais financeira. Nesta busca desesperada por poder e riqueza, ele vem praticando constante desmatamento das florestas, explorando as reservas minerais, matando animais sem controle, e explorando tudo o que puder para aumentar seu poder econômico. É isso que está prejudicando o meio ambiente e a vida no planeta.
A biodiversidade e o ecossistema terrestre
A biodiversidade é a variedade de vida na Terra, composta por todos os seres vivos e engloba desde vírus microscópicos até os maiores animais do planeta. Os humanos, são partes integrantes da biodiversidade. A biodiversidade é composta por todos os genes, espécies, ecossistemas e paisagens que integram nosso mundo. Já os ecossistemas, é a existência de uma grande variedade de espécies de seres vivos numa determinada região. Um dos maiores exemplos na planeta, é a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, a mata atlântica, a mata de araucárias, o pantanal, os manguezais, os desertos, as savanas africanas e as florestas frias do Hemisfério Norte, etc.
Os componentes da biodiversidade
Da biodiversidade, fazem parte diversidade genética, as espécies e os ecossistemas. Esse conjunto se relaciona mutuamente no meio ambiente, composta da flora, fauna e dos microrganismos que neles habitam, e que incluem os fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico, biológico e biogeocenose. O ecossistema, é definido e formado por conjuntos de comunidades bióticas que habitam e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que exercem influência sobre essas comunidades.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião dos administradores do blog Tifsa Brasil.
Se o seu comentário estiver de acordo com nossas diretrizes de postagem, ele aparecerá online após nossa revisão.