Header Ads Widget

Coesão e coerência textual

O que coesão?
A coesão é conhecida pela união íntima de todas partes em um conjunto de fatos. É a ligação adequada entre termos de um texto feito com palavras, expressões que envolvem gênero textual, personagens, fatos e princípios doutrinários que defendem um ponto de vista ao interlocutor em terceira pessoa.

Ela é entendida como a harmonia e a concordância textual entre as propriedades linguística resultante dos pensamentos e ideias do expositor ao propor seu ponto de vista da situação-problema com o objetivo de atrair seus interlocutores para a solução do mesmo, usando os melhores métodos e as melhores ferramentas como elementos norteadores de abstrusão dos empecilhos que venha impedir o consenso coletivo do qual tratam a questão.

O que coerência?
A coerência é a consistência do estado factual de algo que aconteceu ou está em fase para ser consumado. Ela é entendida como a ligação harmônica dos acontecimentos e de suas consequências; das ideias e dos projetos de forma lógica e objetiva.

Ela objetiva ligar o discurso oral ou escrito, unir os significados das sentenças no discurso apresentado pelo locutor em uma realidade concreta ou abstrata, respaldada pela coesão textual.

É o método correto de ligar os termos das expressões da coesão do qual refere-se de fatos que aconteceram no presente, no passado e que poderão acontecer no futuro.

Ela é conhecida pela ausência de contradição e de desarmonia dos fatos dissertativos contados pelo autor da propositura de determinado situação-problema. Não se pode chamar de coerência, algo contado que não acontece ou aconteceu de fato, ou que apresente incompatibilidade e inconsistências em suas consequências. Autor: Pbsena

Postar um comentário

0 Comentários