A Bíblia registra que quando Lúcifer rebelou-se contra Deus e caiu em condenação, muitos outros anjos o acompanharam na sua rebelião, tornando-se passíveis de igual juízo. Judas fala sobre eles como aqueles que "não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio" (Jd v.6). Alguns estudiosos são da opinião de que, com base em Apocalipse 12.4, um terço dos anjos criados por Deus no princípio, se juntou a Lúcifer na sua maldade e decadência.
1. Criados Santos por Deus
1. Criados Santos por Deus
Todos
os anjos foram criados em estado de santidade, pelo caráter de Deus
que é absolutamente santo, pelo caráter de suas obras criativas,
com as quais Ele, na qualidade de santo, ficou satisfeito. Os anjos
que mantiveram sua integridade pessoal e lealdade a Deus, foram
confirmados em santidade; sua obediência se tornou habitual e sua
bondade se tornou qualidade de seu caráter. Por isso a Bíblia os
chama de "santos anjos". Existem, porém, numerosos anjos
que de tal forma se identificam com Satanás e sua obra, que são
chamados de "anjos de Satanás". O termo, conforme é usado
nas Escrituras dá a entender a continuação e confirmação na
iniquidade.
2.
Serviçais de Satanás
Assim
como Deus dispõe de anjos que se comprazem na realização dos seus
desígnios, Satanás possui os seus, dispostos a levar a efeito os
seus malévolos planos a qualquer momento e em qualquer lugar (Ef
6.10-12). Eles são empregados na execução dos propósitos de
Satanás, que são diametralmente opostos aos propósitos de Deus.
Não obstante creiamos que a queda dos anjos lhes tenha afetado a
inteligência, as Escrituras descrevem os anjos como seres
extremamente astutos e inteligentes (Gn 3.1; 2 Co 11.3; Ef 6.11).Essa
astúcia dos anjos caídos é demonstrada no fato de que eles
opõem-se aos propósitos de Deus (Zc 3.1), afligem os servos de Deus
(2 Co 12.7; Lc 13.16), executam os propósitos de Satanás (Mt
25.41), armam ciladas aos servos de Deus (Ef 6.11,12). Os anjos maus
revelam constantemente sua inimizade contra Deus (Ap 12.7), e
procuram a destruição do homem (Gn 3.1; 1 Pd 5.8). No seu intento
de prejudicar o homem, causam-lhe males na alma, no corpo e em suas
possessões terrenas (Jo 13.27; At 5.3; Ef 2.2,3; Lc 13.11-16; Jó
1.12; Mt 8.31,32). A incredulidade, com seu terrível castigo de
condenação eterna, é o resultado da obra perniciosa de Satanás no
homem. Todos quantos se recusam a crer no Evangelho, agem por
instigação de Satanás, porque ele os retém em seu poder (At
26.18; Cl 1.13). A fúria dos anjos de Satanás está especialmente
assestada contra a Igreja de Cristo, porquanto:
-
Continuamente procuram destruí-Ia por suas investidas em geral (Mt
16.18).
-
Tentam
os ouvintes no sentido de que não aceitem os favores do Evangelho
(Lc 8.12).
-
Disseminam
doutrinas errôneas (Mt 13.25; 1 Tm 4.1)
-
Incitam
a perseguição ao reino de Cristo (Ap 12.7). No livro do profeta
Daniel, lemos que um anjo de Deus que trazia a mensagem divina a
Daniel sofreu resistência do príncipe do reino da Pérsia, pelo que
veio Miguel, com o seu exército, para lutar contra ele, a fim de
abrir caminho para o mensageiro do Senhor (Dn 10.3). Respeitados
comentadores de Daniel são da opinião de que a referência ao
"príncipe do reino da Pérsia", é uma referência direta
aos anjos de Satanás que exerciam influência sobre as decisões
políticas e religiosas na Babilônia de então. Assim sendo, é de
se imaginar que aquelas nações onde a pregação do Evangelho é
proibida, e onde os cristãos são perseguidos por causa da sua fé
em Deus, têm suas decisões políticas tomadas sob a influência de
anjos de Satanás.
3.
Onde Habitam os Anjos Caídos?
De
acordo com a Bíblia, os anjos caídos habitam tanto no Inferno como
nas regiões celestiais. Na Bíblia, a palavra "inferno"
tem significados que variam de acordo com o texto em que é citada.
Existem quatro termos na Bíblia (Edição Revista e Atualizada) que
são traduzidos por inferno: Sheol, Hades, Gehenna e Tartaroo, com as
seguintes definições:
-
Sheol
- o mundo dos mortos (Dt 32.22; Sl 9.17).
-
Hades
- é à forma grega para a do hebraico Sheol, e significa o lugar das
almas que partiram deste mundo (Mt 11.23; Lc 10.15; Ap 6.8). .
-
Gehenna
- termo usado para designar um lugar de suplício eterno (Mt
5.22,29,30; Lc 12.5).
-
Tartaroo
- o mais profundo do abismo do Hades, e significa: encarcerar no
suplício eterno (2 Pd 2.4; Dn 12.2).
Não
obstante Pedro e Judas concordem que os anjos caídos estão no
Inferno e presos por algemas eternas, para o juízo, podemos crer que
nem todos eles foram confinados ao Inferno, no princípio. E mesmo os
que ali estão, estão aguardando a sentença final que será
proferida por Deus, quando então, serão lançados no Lago de Fogo
(Mt 25.41; Ap 20.10,14). Esses anjos e espíritos maus que jazem no
Inferno, presos em algemas eternas, terão uma permissão breve para
daí saírem e somarem esforços com Satanás na Terra, no período
da Grande Tribulação. Eles terão a forma de gafanhotos, conforme
descritos no Apocalipse. Serão uma espécie de querubins infernais,
em todos os sentidos, contrários aos seres vivos que estão diante
do trono de Deus, no Céu. Que os anjos caídos habitam também as
regiões celestiais, os ares, é ensino salientado tanto no Antigo
quanto no Novo Testamento. Expressões tais como: principados,
potestades e forças espirituais, falam não só do lugar onde
habitam os anjos caídos, mas também do poder e decisão que eles
exercem no cumprimento de suas obrigações infernais.
4.
Eles Opõem-se aos Salvos
Paulo
diz que "a nossa luta não é contra sangue e carne, e, sim,
contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo
tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões
celestes (Ef 6.12). As oposições dos anjos de Satanás aos salvos
manifestam-se de diferentes maneiras. Por exemplo, Eliseu sofreu esse
tipo de oposição através de pessoas ímpias (2 Rs 6.13-16). Eliseu
estava certo de que os exércitos sírios, que vinham para prendê-lo,
não estavam sós. Eles tinham a ajuda e o estímulo dos anjos de
Satanás, pelo que Deus enviou os seus anjos em livramento do seu
servo. "O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte
estava cheio de cavalos carros de fogo, em redor de Eliseu" (2
Rs 6.17). A oposição dos anjos maus aos crentes em Jesus pode se
manifestar também por meio de diferentes tipos de tribulações e
tentações, obstáculos à pregação do Evangelho, etc. Porém, é
bom lembrar que, em todos os casos, esses anjos, ainda que agentes de
Satanás, têm o seu poder limitado pela vontade e poder do próprio
Deus. Eles são poderosos, mas não todo-poderosos. "Maior é
aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 Jo
4.4).
5.
Reservados Para o Castigo Eterno
"Deus
não poupou a anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no
inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo”
(2 Pd 2.4). E aos anjos, os quais não guardaram o seu estado
original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado
sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande dia (Jd v.6).
Alguém poderá perguntar: "Haverá possibilidade de
arrependimento e de salvação para os anjos caídos?"
Evidentemente a resposta a esta indagação é "NÃO."
Expliquemos porque: Os anjos perversos são maus, não porque foram
criados assim, mas porque livre e espontaneamente rebelaram-se contra
Deus. Não estamos em condições de dizer porque Deus não
providenciou um redentor para os anjos caídos, como fez com o homem;
porém, a razão sugerida vara responder a esta questão é que os
anjos pecaram sem qualquer tentação, enquanto que Eva foi
ludibriada por Satanás, e Adão, tentado por sua mulher (Gn
3.1-7).Que os anjos maus jamais poderão ser restaurados à santidade
e ao convívio divino é fato sabido deles mesmos e não deve ser
questionado pelos homens. A Escritura descreve de modo acentuado o
fogo preparado para o Diabo e seus anjos, como fogo eterno (Mt
25.41), ao passo que os anjos bons foram confirmados em santidade e
destinados a entrarem na glória eterna (Mt 18.10; 25.31). À
pergunta: "Por que não seriam os anjos perversos restabelecidos
ao favor de Deus?", Gerhard responde: "É melhor proclamar
a filantropia e misericórdia admirável do filho de Deus para com a
raça humana caída, que investigar além dos devidos limites a causa
do justíssimo juízo pelo qual Deus entregou os anjos que dele
apostataram, para que, nas cadeias da escuridão fossem lançados no
inferno, ficando reservados para o juízo" (Doutrine Theological
– Pág.215). Ler mais...
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